Museus de todas as regiões de Santa Catarina terão atividades intensas nesta semana — a Semana Nacional dos Museus, que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Com diversas mostras e oficinas, o evento segue até domingo (21).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Apenas em Florianópolis, nove instituições fazem parte da agenda, como a Fundação Hassis, o Museu Aberto da Tartaruga Marinha, o Museu Histórico de Santa Catarina e o Museu Victor Meirelles. Ao todo, são cinco exposições, cinco visitas mediadas, três ações educativas, uma apresentação, uma exibição de filme, um curso e uma oficina na Capital. 

No Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC), acontece a exposição “Franklin Cascaes – Artista”, com a mostra da coleção de desenhos e esculturas sobre memórias e imaginários locais. A visita poderá ser feita entre 9h e 17h.

O Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), de Joinville, no Norte, promoverá o seminário “Museu Nacional de Imigração e Colonização: Direito à memória dos povos originários”. A atividade acontecerá do dia 23 ao 24, das 19h às 17h30min.

Continua depois da publicidade

Três espaços de Chapecó, no Oeste, participam do programa: o Museu Antonio Selistre de Campos, o Museu de Ciências Naturais e o Museu de História e Arte, que fará visitas mediadas ao circuito expositivo da exposição de longa duração “Rios de Cultura e Memória” das 8h às 17h30min. 

Em Lages, na serra, o único participante é o Museu Histórico Thiago de Castro. O espaço tem a exposição inclusiva “Tacto Eshesia: O Tocar da Paisagem Serrana” como atividade principal, além de contações de histórias, poemas e canções regionais. 

Assim como em boa parte dos municípios, Itajaí, no Vale do Itajaí, terá sua programação focada exclusivamente em mudanças climáticas e soluções ambientais. Tanto o Museu Etno-Arqueológico, quanto o Museu Histórico terão atividades de conscientização. Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promotor do evento, a edição deste ano destaca a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, apoiando três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas: saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.

— Em 2023, os museus e instituições culturais e educativas participantes realizarão mais de 3.500 atividades em todas as regiões brasileiras inspirados pelo tema, como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais — disse à Agência Brasil. 

Continua depois da publicidade

A lista completa de espaços participantes está neste link.

*Sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também