“No trânsito, escolha a vida”. Esse é o tema da campanha promovida pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece a partir desta segunda-feira (18) e se estende até 25 de setembro. As ações serão veiculadas nas rádios e televisões do estado como meio de conscientização e educação para um trânsito mais seguro, tanto de condutores, quanto de passageiros, ciclistas e pedestres.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Instituída em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a campanha aborda ainda a importância do uso do cinto de segurança e de atitudes que podem diminuir os riscos no trânsito, como não usar o celular, manter distância de segurança dos demais veículos e prestar atenção à sinalização.

De acordo com dados do Detran/SC, da Polícia Rodoviária Federal e do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), somente neste ano, de janeiro até 15 de setembro, já foram registrados 1.031 mortes e 138.298 acidentes.

Para Kennedy Nunes, presidente do Detran/SC, a campanha tem como objetivo sensibilizar a todos com uma abordagem mais próxima dos cidadãos.

Continua depois da publicidade

Optamos por uma campanha mais leve, com animação. No rádio usamos crianças para falar de assunto sério como as infrações de trânsito. É um jeito diferente de comunicar o que pode ser a diferença entre a vida e a morte no trânsito. Esse é o compromisso do Detran com Santa Catarina e com a população, alertar para que tenhamos um trânsito mais seguro, mas sempre lembrando que a responsabilidade é de todos nós afirma o presidente Kennedy.

Leia também

Quais cidades de SC têm mais infrações de trânsito em 2023

FOTOS: Novos túneis para o trânsito da Grande Florianópolis estão com obras avançadas

O que a prefeitura de Florianópolis planeja para acabar com as filas na entrada do Itacorubi