Começa na próxima sexta-feira a quarta edição da Semana Lixo Zero Joinville, evento que tem como objetivo promover a discussão e a reflexão sobre a gestão de resíduos em diversos segmentos da sociedade. O evento, que tem uma série de atividades programadas até o dia 29 de outubro, é organizado pela Rastro Soluções Sustentáveis e pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A abertura da Semana Lixo Zero foi realizada na manhã desta terça-feira, no Teatro do Sesc, em Joinville.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 20 e 29 de outubro, mais de 60 atividades integram o evento. De acordo com Gustavo Ritzmann, de 29 anos, um dos organizadores do evento, as principais atividades são o Fórum Organizando: cultivo, alimentação e compostagem, que será realizado nos dias 23 e 24, e o Fórum Municipal Lixo Zero, no dia 27. Para Gustavo, que é engenheiro de produção e participa desde a primeira edição do evento, as atividades estão com mais qualidade e o parceiros mais envolvidos. Este ano, a expectativa é repetir o número de pessoas atingidas diretamente em 2016, que foi de 5,6 mil.
– A ideia do Fórum Municipal Lixo Zero é inspirar o público e incentivar as pessoas a mudarem seus hábitos – explica Gustavo. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Joinville entre 8 e 18 horas e apresentará 18 práticas e iniciativas da cidade, divididas em seis painéis: Tendências Lixo Zero, Conscientização e Educação para o Lixo Zero, Redução e Reuso, Reciclagem e Sistemas, Compostagem e Agricultura Urbana e Políticas Públicas e Desenvolvimento Local.
Realizado pela primeira vez, o fórum tem como objetivo “dar visibilidade às boas práticas e seus empreendedores, empoderar a sociedade rumo ao Lixo Zero, em um caminho, que envolve práticas de sensibilização, educação, redução, reuso, reciclagem, compostagem e design” e “mostrar à sociedade que a mudança é possível”. A entrada para o evento é gratuita e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site www.sympla.com.br.
Um dos temas do fórum será o projeto Zero Aterro, da Embraco. A engenheira sanitarista, analista de saúde, segurança e meio ambiente e líder do pilar de Meio Ambiente da Embraco, Lorena Cara, esteve no evento de abertura e falou sobre o projeto. O evento de abertura contou ainda com café de boas vindas, sessão de ginástica e apresentação do espetáculo musical Dubadulaque.
Continua depois da publicidade
As ações da Semana Lixo Zero serão realizadas em vários pontos da cidade. Novas atividades ainda podem ser cadastradas. De acordo com a organização, o evento atende 9 dos 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação completa da Semana Lixo Zero Joinville será divulgada pelo site.
Confira algumas atividades da Semana Lixo Zero Joinville:
Caminhada vegana – Saúde em conexão com a natureza
Quando: 21 de outubro, às 8h30.
Onde: Morro do Finder – rua Antônio Haritsch, s/n, Iririú, Joinville.
Mutirão de limpeza voluntária
Quando: 21 de outubro, às 9h.
Onde: Porta do Mar – rua Prefeito Baltazar Buschle, Espinheiros, Joinville.
Fórum Organizando: cultivo, alimentação e compostagem
Quando: 23 e 24 de outubro.
Onde: Teatro do Sesc – rua Itaiópolis, 470, América, Joinville.
Rota da Reciclagem
Quando: 23 a 25 de outubro.
Onde: Udesc – rua Paulo Malschitzki, 200, Zona Industrial Norte, Joinville.
Veganizando
Quando: 26 de outubro, às 19h.
Onde: Fliperama Espaço Colaborativo – rua Orestes Guimarães, 876 4º Andar ( Edifício Oscar Bornoldt), América, Joinville.
Fórum Municipal Lixo Zero
Quando: 27 de outubro, das 8 às 18h.
Onde: Câmara de Vereadores – avenida Hermann August Lepper, 1100, Saguaçu, Joinville.