A 8ª edição da Semana Lixo Zero foi lançada nesta terça-feira (21), Dia da Árvore, em Joinville. O lançamento trouxe a divulgação de alguns dos eventos que serão realizados de 22 a 31 de outubro, entre eles, uma série de atividades com exemplos, dicas e conteúdo para discutir a forma como as pessoas lidam com o lixo. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 10 de outubro.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O evento organizado pelo Coletivo Joinville Lixo Zero inclui eventos on-line, presenciais (apenas em locais abertos, com presença de pessoas preferencialmente vacinadas, com o uso de máscara e distanciamento) e híbridos (on-line e presenciais).
Um dos organizadores do evento, Arthur Rancatti está confiante sobre o engajamento dos joinvilenses no cuidado com o meio-ambiente.
– Vamos conseguir inspirar mais pessoas a repensarem sua geração e descarte de resíduos. É possível gerar menos e encaminhar melhor tudo aquilo que se convencionou a chamar de lixo – declara.
Continua depois da publicidade
A Semana Lixo Zero acontece em Joinville desde 2014, durante o período foram organizadas mais de 600 ações, que envolveram mais de 500 voluntários, 700 instituições envolvidas e a participação de 30 mil pessoas. Nas sete edições anteriores, mais de 20 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas.
> Receba os destaques de Joinville e região no seu e-mail
O evento já tem algumas atividades confirmadas, como mutirões de limpeza, oficinas de compostagem, feiras, rodas de conversa e palestras. Mais informações sobre as atividades (dias e horários) serão divulgadas no site da Semana.
Confira no vídeo abaixo um pouco da programação:
Brasil é o maior produtor de resíduos da América Latina
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), aponta que no ano de 2018, 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são armazenados no Brasil, equivalente a 200 estádios de futebol. Desse montante, 92% (72,7 milhões) foram coletados, porém, 6,3 milhões de toneladas de lixo ficaram sem ser recolhidos nas cidades.
Comparando com os países da América Latina, o Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na região (541 mil toneladas/dia, segundo a ONU Meio Ambiente).
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Joinville vê retorno seguro de alunos às aulas presenciais; pais e especialista avaliam modelo
Quase 350 mil pessoas em SC não receberam a 2ª dose da vacina contra Covid dentro do prazo