A Semana Inclusiva da Grande Florianópolis 2018 inicia nesta segunda-feira com uma intensa programação em diferentes pontos da cidade. O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina e o Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC) firmaram parceria com mais de 30 instituições governamentais e não governamentais, públicas e privadas, com o objetivo de promover uma nova forma de olhar as pessoas com deficiência da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O programa teve início em 2015, quando foi criado o “Dia D”, uma feira de empregos para promover e garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, apresentando-as aos empresários da região que precisavam cumprir a Lei de Cotas. Em 2016 já não era mais somente isso. A Semana Inclusiva saiu do papel (inspirada no evento Virada Inclusiva do Estado de São Paulo) com várias atividades acessíveis à população em geral. Desde então, o evento vem crescendo, sendo reconhecido por toda a sociedade e cada vez mais voltado para o caminho da igualdade em todas as formas. Na primeira edição foi promovida a contratação de 411 trabalhadores. De 2016 a 2018 foram contratadas mais 1.211 pessoas com deficiência em Florianópolis (823), São José (291), Palhoça (68) e Biguaçu (29).

A programação da Semana Inclusiva começa às 14h30min, no Beira-Mar Shopping, com apresentações artísticas – música, dança e teatro – a cargo de artistas com algum tipo de deficiência. Na terça-feira acontece o seminário “Consolidação da Lei Brasileira de Inclusão: avanços e possibilidades”, das 8 às 18h, no auditório do Ministério Público Federal. O objetivo é promover a troca de experiências, os esclarecimentos sobre a LBI e os desafios para a verdadeira inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços da sociedade e não somente no mercado de trabalho, embora este seja o foco principal da Semana Inclusiva.

No sábado acontece o Dia D, feirão de empregos para pessoas com deficiência, no Campus do IFSC, o principal evento da Semana. No domingo, o encerramento será no Parque de Coqueiros, durante toda a tarde, com diversas atividades esportivas adaptadas: atletismo, bocha paraolímpica, basquete sobre rodas, boxe, ciclismo, Jiu-jítsu, basquete, futebol, vôlei, tênis, skate, slackline, standup, xadrez e zumba. Uma grande festa para incentivar a inclusão.

Continua depois da publicidade