Com a bolinha certeira ou na que vai fora, Rejane Cândido sorri. Sorriso constante que se confunde inclusive com a feição de esforço atrás do objeto amarelo que quica no saibro do Jurerê Sports Center, em Florianópolis. A tenista de 42 anos está feliz porque está prestes a disputar mais uma vez o torneio de cadeirantes da Semana Guga Kuerten, que começa nesta quinta-feira (3) e vai até o domingo posterior, dia 13.

Continua depois da publicidade

— Além de ídolo do tênis, é incentivador, o cara que tem trabalhado para ajudar a modalidade. Esta é a sétima edição do torneio de cadeirantes e sempre com melhora da estrutura, lembra da galera da cadeira de rodas, faz o melhor — conta a primeira tenista cadeirante do Brasil, que chegou a disputar torneios masculinos nos primeiros anos.

A competição entre os cadeirantes, que tradicionalmente abre a Semana, está ainda mais concorrida. Não apenas pela premiação, que distribuirá R$ 90 mil, mas porque vale pontos no ranking da corrida por vaga nos Jogos Paralímpicos, que serão disputados em Tóquio no ano que vem. Além de Rejane, os tenistas da casa em destaque são Daniel Rodrigues, bronze no Parapan 2019, e Ymanitu Silva, tetracampeão da Copa Guga Kuerten de Cadeira de Rodas.

— Tem boa pontuação boa, ajuda na classificação para Paralimpíadas. Está ficando forte, o nível aumenta, Vieram atletas de vários atletas do mundo, tem jogadores top 30. Só de jogar um torneio com essa qualidade é uma vantagem — comenta Rejane.

A tenista de Brasília que mora em Uberlândia está entre os 1,8 mil atletas que participam de diferentes categorias dos torneios da Semana Guga Kuerten. A maior quantidade de atletas é o ponto alto da 11ª edição em relação aos anos anteriores. O número cresceu por conta da Copa das Federações de Beach Tennis, competição nova e que inicia também nesta quinta-feira, primeiro dia de evento.

Continua depois da publicidade

A Semana – que na verdade tem 11 datas – terá ainda torneios para jovens de 8 até 18 anos. Mas as atrações não são apenas as competições. No sábado haverá o Festival de Tênis da Escolinha Guga e o local ainda conta com uma área em que serão expostos os tesouros do tricampeão do mundial e líder do ranking mundial há quase 20 anos.

— Este ano tem a exposição dos 20 títulos, todos os 20 troféus do Guga serão expostos, todos estarão aqui. E o Guga estará aqui pelos 11 dias e disponível aos fãs — convida Karina Córdova, coordenadora geral do evento.

Programação Semana Guga Kuerten

Copa de Cadeiras de Rodas – quinta (3) até domingo

Copa de Federações de Beach Tennis – quinta (3) até domingo

Festival de Tênis Escolinha Guga – sábado

Copa Guga Kuerten Infanto Juvenil (12 anos) – domingo a domingo (13)

Copa Guga Kuerten Juvenil (14, 16, 18 anos) – segunda a domingo (13)

Copa Guga de Beach Tennis – sexta (11) a domingo (13)

Torneio Tennis Kids (8 a 11 anos) – quarta (9) a domingo (13)

Leia mais notícias do esporte em Santa Catarina no NSC Total.