O economista Joseph Schumpeter popularizou o empreendedorismo no século passado, mas é a partir de hoje que o termo vira protagonista de fóruns, workshops e debates para milhões de pessoas no mundo. A Semana Global de Empreendedorismo (SGE), maior movimento do setor, ocorre simultaneamente em 131 países e, pela primeira vez, terá atividades em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, a abertura do evento será às 18h30min no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Um bate-papo com os empresários Rafael Biasotto, da Uatt?; Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn; Rogério Salume, da Wine.com.br; Valério Gomes, proprietário da Pedra Branca; e Mário Chady, criador do Spoleto, abre a Semana Global de Empreendedorismo que tem programação em 17 cidades catarinenses. O tema principal da edição será Se Existe um Sonho Existe um Caminho.
Amanda Neves, responsável pela área de cultura e educação da Endeavor, empresa que organiza a SGE, explica que a proposta é conectar, capacitar e inspirar pessoas a empreender em vários locais do mundo. Para que esse objetivo dê certo, a ideia é convidar organizações da área para serem parceiras e elaborar atividades sobre o tema, formando uma espécie de onda para difundir a arte de fazer o próprio negócio.
Quando o assunto é mobilização, o Brasil está em primeiro lugar. Em 2012, o país participou do evento com 1,6 milhão de pessoas e realizou 4 mil atividades. Acabou sendo considerado a maior semana global do planeta, inclusive com três premiações internacionais. Já na edição 2013 serão mais de 3 mil ações simultâneas. A escolha por Santa Catarina, ressalta Amanda, foi motivada pelo perfil dos empresários da região.
– O objetivo é espalhar esse conceito. Estamos levando a semana para todas as regiões, inclusive cidades pequenas. A maioria das atividades que acontecem no Brasil será gratuita, mas dependerá de quem organiza em cada cidade – afirma.
Continua depois da publicidade
Empreendedorismo para usar em casa
Aproximar os jovens de iniciativas empreendedoras é o objetivo do Centro Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), parceiro da SGE. A entidade vai realizar atividades em várias cidades catarinenses.
– Entendemos como crucial para o desenvolvimento do país o fomento do empreendedorismo de forma mais plena, possibilitando que jovens desenvolvam iniciativas qualificadas – destaca a presidente executiva do Cejesc, Liandra Nazário Nobrega.
Ela explica ainda que é preciso possibilitar o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, que são confundidas com as características do empresário.
– O empreendedorismo vai muito além. Busca pelo desenvolvimento de pessoas para empreender, ainda que seja como funcionário de empresas. Acreditamos que com eventos poderemos disseminar essa cultura.
Continua depois da publicidade
Empresa com aparência jovem
Quando tinha 23 anos e morava numa república em Florianópolis, o estudante de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernando Ligório, montou uma agência de criatividade com um colega de quarto. A estrutura de esquina tinha pouco espaço e apenas dois sócios. Hoje, três anos depois, a Voe Ideias tem faturamento anual de R$ 9 milhões e conta com 20 funcionários. Mas atingir esse patamar não foi tarefa fácil. Segundo Fernando, é utopia pensar que empreendedorismo é algo simples. Quando é chamado para palestrar em universidades, ele faz questão de lembrar isso.
– Não há separação com a vida pessoal. Não existe deixar o escritório e o emprego. Você abdica de muita coisa da vida.
De acordo com o empresário, a educação tradicional ainda esquece de falar sobre empreendedorismo.Na opinião dele, o objetivo de eventos como esse é disseminar o DNA empreendedor não apenas para quem quer abrir o próprio negócio, mas para todos.