Santa Catarina viverá uma combinação de tempestades e altas temperaturas nesta semana, conforme aponta a Defesa Civil. Entre esta segunda (15) e quarta-feira (17), calor irá se intensificar em todo o Estado, com os termômetros podendo atingir 38°C nas áreas do Grande Oeste, da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Norte.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Entre as tardes e as noites, há possibilidade de temporais em todo o Estado, como é comum em dias quentes nesta estação do ano. A chuva começa já nesta segunda, em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Segundo a Defesa Civil, o risco é de moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente nas áreas do Centro-Leste, que inclui os planaltos, as regiões litorâneas e todo o Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
As temperaturas caem entre terça e quarta, quando se forma uma área de uma baixa pressão no Rio Grande do Sul. Este sistema deve avançar próximo ao Litoral catarinense, mantendo o tempo fechado e chuvoso até a manhã de quinta-feira (18), nas áreas entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Nestas áreas, há risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Com o tempo fechado, as temperaturas diminuem nas áreas ao Sul de Santa Catarina. Já na tarde de quinta, porém, o alívio irá terminar. Segundo a Defesa Civil, o calor intenso e o risco de temporais retorna para todas as regiões nas tardes de quinta e sexta-feira (19).
Como será o tempo no fim de semana em SC
Conforme a previsão do tempo da Defesa Civil, o sábado e o domingo serão mais frios e nublados em Santa Catarina. Com o avanço das instabilidades mais ao Norte e risco de chuvas, teremos uma diminuição das temperaturas, que ficam entre 22°C e 27°C na maior parte das regiões. Apenas no Extremo Oeste e áreas mais ao Norte as temperaturas ainda podem passar dos 30°C.

Leia também
As praias mais acessíveis para ir de ônibus em Florianópolis
Com El Niño forte, verão deve ser de temperaturas escaldantes e ondas de calor em SC
Quase 60% dos pontos estão próprios para banho nas praias de SC