Os 95 anos do rádio no Brasil serão comemorados em grande estilo em Santa Catarina e é Blumenau quem vai receber as festividades. Os eventos começam nesta sexta-feira e seguem até o dia 30 com palestras e ações que vão envolver profissionais e público.
Continua depois da publicidade
O primeiro evento ocorre a partir das 15h30min desta sexta-feira no Plaza Blumenau Hotel, com a abertura do 4° Encontro Regional do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (Sert-SC), onde serão abordados temas relacionados ao setor. Todo o encontro será transmitido ao vivo na página do Sert-SC no Facebook.
A primeira palestra é do consultor jurídico da entidade há mais de 15 anos, Marcos Antônio Silveira, que falará sobre o impacto da reforma trabalhista nas emissoras de rádio e televisão. Na sequência, o jornalista Fernando Morgado apresenta contextos das mudanças no setor da radiodifusão, com uma palestra voltada para o planejamento estratégico e a ampliação das vendas, além de histórias de sucesso em rádios. Morgado é professor da Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e professor convidado de instituições como a Universidad Autónoma Metropolitana do México, ESPM e PUC-Rio, além de autor da biografia Silvio Santos: a trajetória do mito (Matrix, 2017). Também foi consultor da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), atuou na área de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio e foi comentarista da Rádio MEC.
Eventos seguem na próxima semana
Na segunda-feira o Núcleo de Emissoras de Rádio da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) promove a palestra Atitudes vencedoras em tempos desafiadores, com o professor Jair Santos. Para participar é necessário doar um quilo de alimento não perecível e as inscrições podem ser feitas neste site. A palestra ocorre no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (Rua Antônio Treis, 607, Vorstadt), a partir das 19h30min.
Continua depois da publicidade
Para promover maior interação com o público, o núcleo também vai fazer eventos na Rua XV de Novembro. Entre os dias 25 e 30 as emissoras vão se revezar no espaço que será montado junto a escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo para interagir com a comunidade todos os dias, das 9h às 14h. O objetivo é ouvir a opinião das pessoas, realizar uma pesquisa sobre o rádio e fazer flashes ao vivo durante a programação das emissoras.