No momento em que o comércio catarinense começa a ver a situação melhorando, vem em boa hora a Semana do Brasil, movimento nacional criado pelo governo federal no ano passado para ser uma espécie de “black friday brasileira” em setembro. Com promoções nas lojas participantes entre os dias 3 e 11 de setembro, o movimento acabou ofuscado pela pandemia e teve pouca divulgação, mas traz boas expectativas para o setor.

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Em um comunicado aos associados, o presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região, Paulino de Melo Wagner, diz que a Semana do Brasil será “uma grande oportunidade para os lojistas alavancarem as vendas e tentarem recuperar um pouco do prejuízo ocasionado pela pandemia”.

O movimento vem com o desafio de oferecer aos consumidores bons descontos no varejo e também trazer segurança para a experiência da compra, respeitando as questões sanitárias. Organizada este ano pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Semana do Brasil foi divulgada nas regiões pelas associações empresariais e comerciais.

– Sabemos que todos estão em crise, mas precisamos estimular o movimento econômico, auxiliar as empresas no que for possível para que encarem esse momento como uma oportunidade e usem a criatividade para reinventar os negócios – disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Nelson Eiji Akimoto.

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Em Blumenau a ação também foi adotada, com direito a um “concurso de vitrines” organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau para incentivar os lojistas.

– A ideia é movimentar o comércio e o varejo como um todo, estimulando o consumo e as vendas de forma consciente e segura. disse o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio.

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