A Semana da Enfermagem 2024, realizada ao longo do mês de maio em Santa Catarina, trouxe grandes benefícios para o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), impactando diretamente a comunidade de profissionais e estudantes de enfermagem no estado. O evento, que teve início no dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro, e se estendeu até o dia 20 de maio, Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, mobilizou mais de 3 mil pessoas em diversas atividades realizadas em mais de 20 cidades.
Continua depois da publicidade
Para a presidente do Coren-SC, Dra. Enfermeira Maristela Azevedo, os resultados vão além dos números de participação. “O evento trouxe repercussões positivas para o Conselho. Conseguimos chegar a todas as regiões de Santa Catarina e ocupar espaços importantes dentro de instituições parceiras. Isso nos abriu portas para continuar promovendo capacitações e eventos direcionados aos profissionais de enfermagem”, destacou.
Entre as atividades promovidas pelo Coren-SC, em conjunto com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e com o Conselho Federal de Enfermagem, foram realizados seminários, cursos e discussões sobre temas relevantes para a categoria. O tema deste ano, “Impacto das Tecnologias para o futuro da Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”, definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), pautou debates sobre a importância da adaptação da enfermagem às novas tecnologias, sem perder de vista a ética e o cuidado humanizado.
Além de promover discussões fundamentais para o futuro da profissão, o evento foi marcado pela premiação de 40 profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas, sendo reconhecidos como “Profissional Destaque na Enfermagem”. As categorias premiadas incluíram profissionais de assistência à saúde, formação e representantes de entidades de classe.
O impacto da Semana da Enfermagem também foi sentido na ampliação da oferta de cursos e capacitações pelo Coren-SC, como ressaltou a presidente Maristela Azevedo. Graças ao evento, conseguimos estabelecer relações para fortalecer nosso Curso de Aprimoramento do Processo de Enfermagem, Encontro de RTs e de Comissões de Ética, além de atividades de Empreendedorismo. Tudo isso é fruto das relações que foram fortalecidas durante a Semana da Enfermagem”, afirmou.
Continua depois da publicidade

A realização de 28 atividades, que contaram com o apoio de instituições de ensino, saúde e sindicatos, reforçou o compromisso do Coren-SC em promover a valorização e o desenvolvimento dos profissionais da área. As subseções de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages estiveram diretamente envolvidas na organização das atividades em suas respectivas regiões, fortalecendo a presença do Conselho em todo o estado.
Com o sucesso da Semana da Enfermagem, o Coren-SC reafirma seu papel de liderança na promoção do desenvolvimento da enfermagem catarinense, construindo parcerias e oportunidades que beneficiam tanto os profissionais quanto a saúde pública.