Seguindo a tendência do fim de semana, esta segunda-feira (22) vai começar gelada em Santa Catarina, com temperaturas que variam entre 7°C e 11°C no Meio-Oeste e planaltos, entre 13°C e 15°C no Extremo Oeste e Oeste, e entre 15°C e 19°C no litoral. No fim de tarde, há a possibilidade de temporais isolados, principalmente em regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A semana também começa com tempo firme e formação de neblina durante a manhã, que devem se dissipar e dar lugar a um dia ensolarado com poucas nuvens.
A partir do final da tarde e especialmente à noite, a aproximação de instabilidades atmosféricas associadas a áreas de baixa pressão provoca aumento de nebulosidade e pancadas de chuva em cidades próximas ao Rio Grande do Sul. Apesar da previsão, o risco é baixo para ocorrências relacionadas ao tempo.
O processo de formação e a atuação de uma frente fria entre o RS e SC provocam chuvas e temporais em todo o Estado ao longo da terça-feira (23), principalmente no Oeste catarinense. Essa condição provoca risco de baixo a pontualmente alto para ocorrências como destelhamento e alagamentos. Também há a possibilidade de rajadas de vento que podem chegar de 45 km/h a 50 km/h.
Continua depois da publicidade
As temperaturas mínimas oscilam entre 10°C e 15°C nas áreas mais elevadas do Estado e entre 16°C e 20°C na demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas chegam ou podem até superar os 30°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 25°C e 28°C.
Na quarta-feira (24), a frente fria segue atuando em Santa Catarina, deixando o tempo nublado e encoberto, que provocará chuvas por todo o Estado. Já na quinta-feira (25), a formação de novas áreas de instabilidade no RS mantém a condição de chuva e temporais em Santa Catarina.
Leia também
Relembre 10 bares que fecharam as portas, mas deixaram saudades em Florianópolis
Líder do tráfico cruel de bebês catarinenses nos anos 1980 morre aos 78 anos
Relembre o caso Carol Seidler Calegari, morta aos 7 anos pela mãe em SC
“Joãovillers”: Beatriz do BBB 24 vira meme ao perguntar se cidade de SC fica no Brasil