A semana começa com uma conjunção de efeitos climáticos em Santa Catarina típicos do inverno. No amanhecer desta segunda-feira, áreas altas do Oeste, do Meio-Oeste e da Serra Catarinense registram temperaturas próximas de 0°C. Como resultado há chance de geada, segundo previsão da Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima. A boa notícia é que todas as regiões devem ter sol entre nuvens.

Continua depois da publicidade

De forma mais isolada, municípios do Alto Vale do Itajaí, do Planalto Norte e da Grande Florianópolis também podem registrar geada. O motivo é uma massa de ar frio que avança pelo Sul do Brasil e derruba as temperaturas.

As mínimas previstas para esta segunda-feira são de -2°C para a Serra, 0°C para o Planalto Norte e para o Meio-Oeste, 2°C para o Oeste e 5°C para a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. As máximas ficam em torno de 12°C na Serra e 18°C no Extremo Oeste e no Litoral Norte.

No Litoral Sul, na Grande Florianópolis e no Oeste, as rajadas de vento podem passar dos 50 quilômetros por hora nesta segunda-feira. No domingo, as rajadas de vento chegaram a 95 quilômetros por hora na Serra Catarinense.

Continua depois da publicidade

No litoral catarinense prossegue o alerta para ressaca do mar e principalmente transtornos com a maré alta. Segundo a Epagri Ciram, o vento do quadrante sul, com rajadas de 50 a 80 quilômetros por hora deixa o mar agitado.

A situação, combinada com a chamada maré astronômica de sizígia, provocada pela lua nova, pode ocasionar alagamentos nas áreas mais baixas do litoral, como a Rodovia Diomício Freitas, CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis; Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú; Tijucas, Itajaí, Barra Velha, Joinville, Laguna e Araranguá.

A Defesa Civil de Santa Catarina desaconselha navegação e pesca em pequenas e médias embarcações no litoral do Estado.

Continua depois da publicidade

Maré alta e ressaca atingem praias de Florianópolis