O semáforo da Avenida Beira-mar Norte, em Frente ao Shopping Iguatemi, em Florianópolis, está sem funcionar na manhã desta segunda-feira (28). De acordo com a Diretoria de Operações de Trânsito (Diope), o problema foi causado por mais um furto de fios do equipamento registrado na manhã desse domingo (27).
Continua depois da publicidade
A extensão de material furtado ainda não foi apurada pela Diretoria. A previsão é de que o funcionamento seja restabelecido ainda nesta manhã.
O local está sinalizado por cones. Esta é a quarta vez, em menos de dois meses, que um semáforo da região tem os fios furtados, de acordo com a Diope. Nas semana passada, a prefeitura informou que planeja instalar câmeras na região para evitar crimes desse tipo.
Furto de fiação deixa semáforo sem funcionar na Avenida Beira-mar Norte Furtos de fiação pública em Florianópolis motivam projeto para endurecer pena no país
Na última quarta (23), o semáforo do Terminal de Integração do bairro Trindade (Titri) teve ao menos 50 metros de fios furtados e uma infestação de formigas. No dia 16, a Diope divulgou que em 2020, ao menos 550 metros de fios de cobre foram furtados de semáforos da capital.
Continua depois da publicidade
A poucos metros dali, no dia 14, houve furto de 100 metros de fiação do semáforo que fica antes do acesso à Rua Flora Pausewang, que é a rua do Hospital Universitário.
Para inibir casos como esses, como informou a coluna de Renato Igor, o deputado federal Hélio Costa (Republicanos -SC) protocolou um projeto de lei que prevê o aumento das penas para crimes de furto, de roubo e de receptação de bens públicos destinados ou provenientes da rede de fornecimento de iluminação pública. A pena, de acordo com a proposta do deputado, é de reclusão de 4 a 10 anos e multa.