A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou o edital de seleção de candidatos para ingresso no segundo semestre de 2014. O processo seletivo será feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Continua depois da publicidade

Para participar do processo é preciso ter realizado o Enem 2013, não ter zerado em nenhuma prova objetiva e ter nota mínima de 300 na redação. O próprio MEC irá divulgar o cronograma de inscrições, seleção e matrículas.

Formada por quatro campi em três estados do Sul, a UFFS oferece 365 vagas gratuitas de ensino superior apenas no pólo catarinense, localizado em Chapecó. Os polos de Erechim (RS), Passo Fundo (RS) e Laranjeiras do Sul (PR) oferecem mais 120 vagas, juntos.

Em Chapecó, o processo está aberto para os cursos de Administração (50 vagas), Ciência da Computação (50 vagas), Ciências Sociais (35 vagas), Agronomia (50 vagas), Geografia (50 vagas), História (50 vagas), Letras Português e Espanhol (30 vagas) e Pedagogia (50 vagas).

Continua depois da publicidade

O edital completo e as instruções para se inscrever no Sisu estão disponíveis no site da instituição.

Ações afirmativas

A UFFS prevê reserva de vagas para estudantes negros e oriundos do ensino público. A instituição divide os candidatos em seis grupos, conforme definidos no edital:

? Candidatos por concorrência ampla;

? Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Continua depois da publicidade

? Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

? Candidatos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; ? autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

? Candidatos candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público em pelo menos 50%.

Continua depois da publicidade