Com a pandemia do novo coronavírus, as celebrações de Corpus Christi na Grande Florianópolis ocorrem sem a confecção dos tradicionais tapetes para a passagem do santíssimo sacramento e das procissões. Na programação desta quinta-feira (11), estão missas com restrições de participação presencial, transmitidas pelas redes sociais e carreatas.

Continua depois da publicidade

A Arquidiocese de Florianópolis informou que as comunidades estão organizadas para celebrar com o cuidado de evitar aglomerações e observar as medidas de prevenção e normas sanitárias.

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Corpus christi celebra o sacramento da eucaristia, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, por isso, as comemorações de Corpus Christi ocorrem 60 dias após a Páscoa.

Estão previstas celebrações com a presença de público na capital. A principal delas é a da Catedral Metropolitana, com a participação do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, às 9h.

Continua depois da publicidade

No Saco dos Limões, a paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem programou uma missa campal de Corpus Christi, no estilo drive-in para as 16h.

A celebração será no estacionamento do campo de futebol da Costeira, que fica ao lado da Creche Hassis.

O local será aberto para os fiéis a partir das 15h. De acordo com a organização, o ambiente comporta 200 carros e não haverá espaço reservado para pedestres. Na chegada, cada carro receberá um folheto com instruções.

Em São José, na paróquia dos Sagrados Corações, em Barreiros, embora não tenha confecção de tapes, tem missa às 9h30 na igreja matriz.

Continua depois da publicidade

Na paróquia Santo Antonio, em Campinas, a missa é transmitida pelo facebook desde as 9h. Depois, haverá passagem do santíssimo pelas ruas e adoração até as 18h na igreja matriz.