O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Javier Milei, presidente da Argentina, na manhã desta segunda-feira (18). Adversários políticos, os dois se cumprimentaram sem sorrisos e abraços durante a reunião da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O cumprimento de Lula e Milei contrasta com os abraços calorosos que Lula trocou com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, Emmanuel Macron, da França e Georgia Meloni, da Itália. 

O primeiro dia da Cúpula de Líderes do G20, o grupo das 19 principais economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, foi marcado com o discurso de Lula ainda na manhã desta segunda. Na ocasião, o presidente criticou o investimento em guerras em detrimento ao combate à fome, um dos temas centrais propostos pelo governo brasileiro.

“O mundo está pior”: Lula abre cúpula do G20 no Brasil com discurso sobre o combate à fome

Continua depois da publicidade

Veja como foi a primeira manhã da Cúpula do G20 no Brasil

Lula fala sobre o cambate à fome no discurso da Cúpula do G20

No seu discurso durante a manhã desta segunda-feira, Lula criticou o investimento em guerras em detrimento ao combate à fome, um dos temas centrais propostos pelo governo brasileiro.

— É muito importante o que vamos decidir aqui, e eu tenho certeza de que se assumirmos a responsabilidade no combate à pobreza, podemos ter sucesso em pouco tempo. Constato com tristeza que o mundo está pior: Temos o maior número de conflitos armados desde a 2ª Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada — falou o presidente.

Lula também falou sobre os efeitos devastadores no planeta deixados pelos efeitos climáticos e sobre o aumento das desigualdade sociais, raciais e de genêro “na esteira de uma pandemia que ceifou mais de 15 milhões de vidas”, declarou.

Continua depois da publicidade

— Meus agradecimentos a todos os envolvidos na concepção e no funcionamento desta iniciativa, que já anunciaram contribuições financeiras. Foi um ano de trabalho intenso, mas este é apenas o começo. A Aliança nasce no G20, mas seu destino é global. Que esta cúpula seja marcada pela coragem de agir. Por isso quero declarar oficialmente lançada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Muito obrigado — finalizou.

Leia mais

Mais de 80 países formam aliança para erradicar a fome e pobreza no mundo durante G20

Kit da Farm: veja o que os chefes de Estado receberam no encontro do G20 tem

Líderes mundiais fazem pedidos inusitados para segurança no G20