A expressão “tamanho não é documento” resume a sensação de quem entra no smart fortwo Turbo Coupé, fabricado e desenvolvido pela Mercedes Benz. Pequeno mas potente, o compacto deixa muito considerado “grandão” para trás com o seu motor 1.0 turbo de três cilindros e 84 cavalos de potência a 5.250 rpm. Todo o conjunto para uma estrutura de apenas 2,69 metros de comprimento, 1,55 m de largura, 1,54 m de altura e 770 quilos.
Continua depois da publicidade
A reportagem testou o modelo em 400 quilômetros de estradas dentro da cidade e em rodovias. Apesar de parecer apertado para quem observa de fora, a parte interna acomoda tranquilamente dois passageiros. O espaço bem aproveitado tranquiliza até os motoristas mais altos.
Versão vendida no Brasil por R$ 69 mil, o Turbo Coupé transmite segurança. A estabilidade não deixa a desejar nas curvas em alta velocidade e o programa eletrônico de estabilidade (ESP) auxilia em terrenos mais acidentados. A segurança é completa com ABS, airbags e gerenciamento de força de frenagem.
Como nem tudo é perfeito, o condutor acostumado com carros maiores vai sentir um certo desconforto em lombadas ou ruas com muitos buracos. A suspensão é um pouco rígida.
Continua depois da publicidade
Com torque de 12,23 kgfm, o compacto da Mercedes responde bem quando o motorista quer mais velocidade. É capaz de alcançar 100 km/h em 10,7 segundos e chegar à velocidade máxima de 145 km/h.
O smart vem com transmissão automatizada de cinco velocidades, podendo ser trocada manualmente pelo câmbio ou em borboletas atrás do volante. Quando está 100% automática, a troca gera alguns trancos.
Uma das melhores experiências no Turbo Coupé é estacionar. O pequeno ainda cabe em qualquer local, até nas vagas de garagens mais ingratas.
Continua depois da publicidade
O automóvel vem com um sistema multimídia. Na tela touchscreen de 6,5 polegadas é possível observar a transmissão de rádio,CD, MP3 e DVD, além de GPS e conexão Bluetooth.
Lançado em 1998, o smart fortwo vendeu 1,3 milhão de modelos no mundo. No Brasil, a marca já contabiliza mais de 4 mil unidades comercializadas desde 2009.
>>> Perfil
Motor traseiro, transversal
Três cilindros
12 válvulas
Combustível gasolina
Potência de 84 cavalos a 5.250 rpm
Torque de 10,9 mkgf a 3.250 rpm
Câmbio automatizado de cinco marchas
Direção elétrica
Rodas de liga leve, 15
Pneus 175/55 R15 (dianteiro) e 195/50 R15 (traseiro)
Média de 17 km/l na estrada e 16 km/l na cidade
Tanque tem capacidade para 33 litros
Valor: R$ 69 mil
Pontos positivos
Pequeno no tamanho, mas com espaço interno confortável para duas pessoas
Modelo pode ser estacionado em qualquer local
Potência do pequeno motor
Apesar da estrutura pequena e leve, tem estabilidade em curvas
Teto solar e design diferenciado
Pontos negativos
Suspensão rígida demais
São perceptíveis alguns solavancos quando a transmissão está no automático
Preço alto para o mercado brasileiro