A expressão “tamanho não é documento” resume a sensação de quem entra no smart fortwo Turbo Coupé, fabricado e desenvolvido pela Mercedes Benz. Pequeno mas potente, o compacto deixa muito considerado “grandão” para trás com o seu motor 1.0 turbo de três cilindros e 84 cavalos de potência a 5.250 rpm. Todo o conjunto para uma estrutura de apenas 2,69 metros de comprimento, 1,55 m de largura, 1,54 m de altura e 770 quilos.

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A reportagem testou o modelo em 400 quilômetros de estradas dentro da cidade e em rodovias. Apesar de parecer apertado para quem observa de fora, a parte interna acomoda tranquilamente dois passageiros. O espaço bem aproveitado tranquiliza até os motoristas mais altos.

Versão vendida no Brasil por R$ 69 mil, o Turbo Coupé transmite segurança. A estabilidade não deixa a desejar nas curvas em alta velocidade e o programa eletrônico de estabilidade (ESP) auxilia em terrenos mais acidentados. A segurança é completa com ABS, airbags e gerenciamento de força de frenagem.

Como nem tudo é perfeito, o condutor acostumado com carros maiores vai sentir um certo desconforto em lombadas ou ruas com muitos buracos. A suspensão é um pouco rígida.

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Com torque de 12,23 kgfm, o compacto da Mercedes responde bem quando o motorista quer mais velocidade. É capaz de alcançar 100 km/h em 10,7 segundos e chegar à velocidade máxima de 145 km/h.

O smart vem com transmissão automatizada de cinco velocidades, podendo ser trocada manualmente pelo câmbio ou em borboletas atrás do volante. Quando está 100% automática, a troca gera alguns trancos.

Uma das melhores experiências no Turbo Coupé é estacionar. O pequeno ainda cabe em qualquer local, até nas vagas de garagens mais ingratas.

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O automóvel vem com um sistema multimídia. Na tela touchscreen de 6,5 polegadas é possível observar a transmissão de rádio,CD, MP3 e DVD, além de GPS e conexão Bluetooth.

Lançado em 1998, o smart fortwo vendeu 1,3 milhão de modelos no mundo. No Brasil, a marca já contabiliza mais de 4 mil unidades comercializadas desde 2009.

>>> Perfil

Motor traseiro, transversal

Três cilindros

12 válvulas

Combustível gasolina

Potência de 84 cavalos a 5.250 rpm

Torque de 10,9 mkgf a 3.250 rpm

Câmbio automatizado de cinco marchas

Direção elétrica

Rodas de liga leve, 15

Pneus 175/55 R15 (dianteiro) e 195/50 R15 (traseiro)

Média de 17 km/l na estrada e 16 km/l na cidade

Tanque tem capacidade para 33 litros

Valor: R$ 69 mil

Pontos positivos

Pequeno no tamanho, mas com espaço interno confortável para duas pessoas

Modelo pode ser estacionado em qualquer local

Potência do pequeno motor

Apesar da estrutura pequena e leve, tem estabilidade em curvas

Teto solar e design diferenciado

Pontos negativos

Suspensão rígida demais

São perceptíveis alguns solavancos quando a transmissão está no automático

Preço alto para o mercado brasileiro