Os atendimentos de emergência pediátrica serão suspensos no hospital da UFSC, em Florianópolis, a partir das 22h deste sábado (10). O motivo, segundo nota divulgada pelo governo federal, é a falta de médicos após uma série de desligamentos. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O comunicado enviado à imprensa diz que a interrupção dos serviços temporariamente foi informada aos órgãos de saúde pública na tarde desta sexta-feira (9). O documento afirma que os atendimentos voltam a ocorrer a partir das 7h de quinta-feira (15). 

A decisão de pausar os trabalhos de emergência pediátrica, segundo o texto, está amparado em uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata do dimensionamento da equipe médica para manter o funcionamento do serviço.

Desde abril, 13 médicos pediatras deixaram de trabalhar no hospital universitário da UFSC. A unidade diz que apesar dos esforços para novas contratações, não conseguiu restabelecer o quadro clínico. 

Continua depois da publicidade

Com isso, a escala de profissionais está comprometida para o mês de setembro.

“Assim, a direção do HU não teve alternativa senão interromper os atendimentos, devido à necessidade de manutenção de no mínimo dois médicos pediatras na escala por turno para garantia dos atendimentos da emergência pediátrica e dos 15 leitos da unidade de internação pediátrica, além das orientações aos alunos e residentes”, diz a nota.

O Hospital Universitário solicitou às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que encaminhem pacientes à emergência pediátrica da unidade apenas após o contato com prévio com a equipe de plantão.

Leia também 

Enfermeiros manifestam em Florianópolis contra suspensão do piso salarial

VÍDEO: homem pelado quase atropela frentistas de posto e é preso em SC

Acidente entre carro e caminhão termina em morte na BR-282 em SC