Um tratamento contraceptivo masculino está prestes a ser comercializado pelo mundo. O Vasalgel funciona diferentemente do método tradicional feminino, pois não leva hormônios em sua fórmula, tornando o processo ainda mais seguro, segundo seu criador. E mais, apenas uma injeção pode ser efetiva por mais de um ano.

Continua depois da publicidade

Desenvolvido pela David and Lucile Packard Foundation, o polímero age tampando vasos deferentes – na vasectomia eles são cortados. O medicamento simplesmente cria um bloqueio de passagem do esperma.

O mais interessante é que, caso o comprador volte atrás, a empresa ainda criou uma segunda injeção capaz de normalizar o processo do homem.

Segundo a revista Galileu, “a ação, no entanto, ainda não encontrou fundos suficientes para arcar com os custos de todos os testes necessários para a comercialização, já que as grandes indústrias farmacêuticas não possuem interesses em medidas preventivas de longa duração”.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, estudos em humanos já vêm sendo desenvolvidos e empresa acredita que até 2017 o medicamento já esteja disponível pelo mundo num valor acessível.