Impedida de entrar no estádio com bandeiras, faixas e instrumentos musicais, a Geral do Grêmio promove uma campanha para que os torcedores levem mantas ou cachecóis ao jogo contra o Fluminense, à 22h de quarta-feira, pela Copa Libertadores.

Continua depois da publicidade

A Geral foi proibida de ingressar com objetos na Arena depois que um dos cabeças da torcida, Cristiano Roballo Brum, o Zóio, comandou uma pancadaria na inauguração do estádio, no dia 8 de dezembro. Para liberar os instrumentos da organizada, a Brigada Militar exige que a Geral entregue um cadastro identificando os membros da torcida, conforme determina o Estatuto do Torcedor.

O líder da organizada, Rodrigo Rysdyk, o Alemão, afirma que uma lista com 21 integrantes chegou a ser apresentada em 2011. Meses depois, segundo Alemão, a Justiça decidiu proibir esses 21 torcedores de entrar nos estádios, como forma de punir a Geral após uma briga de torcida. Alemão garante, no entanto, que os torcedores brigões eram outros – e que os cadastrados foram punidos injustamente.

– Precisamos da garantia de que os cadastrados nunca serão penalizados quando outras pessoas brigarem. Se os cadastrados brigarem, aí sim, devem ser punidos – afirma Alemão, justificando por que a Geral não apresenta a lista de integrantes requisitada pela Brigada Militar.

No Facebook, ao convocar os gremistas a levar cachecóis à partida de quarta-feira, a organizada sugere que torcedores comprem uma manta da própria torcida, na loja virtual da Geral do Grêmio. O preço é de R$ 60.

Continua depois da publicidade

Outras torcidas organizadas do clube, como a Torcida Jovem, a Velha Escola, a Garra Tricolor e a Imortal Chopp, entregaram o cadastro de integrantes exigido pela Brigada Militar – mesmo assim, elas não têm entrado na Arena com faixas e instrumentos musicais, embora estejam autorizadas.

– Se elas entrarem com qualquer coisa, um grupo mais violento de torcedores da Geral certamente partirá para a briga – diz um policial que investiga as organizadas.

Post da Geral no Facebook sugere que manta seja adquirida na loja da torcida Foto: Reprodução, Facebook

Torcidas cadastradas

Apenas a Geral do Grêmio e a Máfia Tricolor não entregaram à Brigada Militar o cadastro de integrantes previsto no Estatuto do Torcedor. Quatro torcidas gremistas apresentaram a lista.

Continua depois da publicidade

Velha Escola: 186 integrantes

Garra Tricolor: 124 integrantes

Torcida Jovem: 101 integrantes

Imortal Chopp: 33 integrantes

Regras para faixas e instrumentos

As quatro torcidas do Grêmio cadastradas se enquadram na categoria “pequena” e estão autorizadas pela Brigada Militar a entrar no estádio conforme as regras abaixo.

Torcidas pequenas (até 250 membros): uma faixa identificadora de até 10 metros, uma bandeira sem mastro de até quatro metros, dois instrumentos de sopro e quatro de percussão.

Torcidas médias (de 250 a 500 membros): duas faixas identificadoras de até 10 metros, duas bandeiras sem mastro de até quatro metros, três instrumentos de sopro e 10 de percussão.

Torcidas grandes (mais de 500 membros): três faixas identificadoras de até 10 metros, três bandeiras sem mastro de até quatro metros, cinco instrumentos de sopro e 15 de percussão.

Continua depois da publicidade

Grêmio x Fluminense – grupo 8 da Libertadores

Quarta-feira – 10 de abril de 2013

Abertura dos portões: 20h

Início do jogo: 22h

Local: Arena do Grêmio (Av. Padre Leopoldo Brentano, 110, Bairro Humaitá)