Com cerca de 2% das crianças entre 3 e 4 anos vacinadas contra a Covid-19, Santa Catarina deve receber novas doses de Coronavac, único imunizante aplicado para este público, apenas em setembro. Em 15 de agosto, o Estado confirmou ao Diário Catarinense que não tinha mais estoque de doses e que última remessa recebida foi em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Na época, crianças menores de cinco anos ainda não faziam parte do grupo de imunização contra a doença. A faixa etária passou a ser vacinável em meados deste ano e, desde então, Santa Catarina vacinou apenas 8.554 crianças, apenas 1,7% do total do grupo (486.588).
Anvisa dispensa registro de vacinas e remédios contra varíola dos macacos para agilizar acesso
De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, Santa Catarina aguarda posição do Ministério da Saúde sobre a data exata da chegada das doses. O governo federal informou em nota que está em tratativas para adquirir o imunizante de forma rápida, de acordo com “a disponiblidade e entrega do fornecedor”.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Santa Catarina tem duas campanhas de vacinação acontecendo de forma simultânea, além da imunização da Covid: a multivacinação e a campanha contra poliomielite. Para ambas, segundo a Secretaria do Estado da Saúde, os municípios foram orientados a utilizar estratégias de ampliação de horário de funcionamento, abertura de postos de saúde aos sábados e não exigência de comprovante de residência. No entanto, a decisão cabe às prefeituras.
Leia também
SC tem queda em casos de doenças respiratórias graves após crise na saúde
Mais de 650 mil pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em atraso em SC
Especial: conheça a história dos sobreviventos da poliomielite em SC