A dois dias do início do Pré-Pan de Ginástica Artística, que será disputado neste final de semana, no Rio de Janeiro, as ginastas brasileiras aproveitaram o treino de hoje, para ajustar os últimos detalhes. Mesmo sem ter ainda definidas as quatro titulares do Brasil na competição – que serão definidas após o treino desta sexta – a supervisora da seleção brasileira, Eliane Martins, confirmou que a campeã mundial do solo, Daiane dos Santos, não disputará o torneio. Conforme Eliane, a carioca Jade Barbosa, campeã pan-americana juvenil em 2004 e novata no time principal, tem a sua vaga assegurada.

Continua depois da publicidade

– Ela tem se apresentado muito bem e não é dúvida para a Comissão Técnica – elogiou.

Aos 14 anos, Jade garante que está preparada para encarar essa nova etapa. O seu objetivo é se apresentar bem em todos os aparelhos e deixar uma boa impressão para a torcida da sua cidade.

– Estou muito feliz por estar no Rio, mas sei que na hora vou ficar um pouco nervosa com a responsabilidade de estar me apresentando para um público tão querido e numeroso. O mais difícil para mim desde março, quando fui para Curitiba, tem sido a saudade de meu pai, César, e de meu irmão, Pedro -diz Jade, sem esconder a vontade de chorar e se referindo a sua mudança para treinar com a seleção brasileira na capital paranaense.

A dúvida para a definição das quatro titulares da equipe feminina está em Laís Souza, que se recupera de uma lesão no tornozelo direito. Caso tenha condições de competir, as outras duas vagas, segundo Eliane Martins, ficariam entre Daniele Hipólito, Camila Comin e Ana Paula Rodrigues.

Continua depois da publicidade

– Tanto os Estados Unidos como o Canadá, maiores adversários do Brasil, vieram com suas equipes principais. Vai ser uma boa disputa e o nosso objetivo é ficar entre os três primeiros colocados – acrescentou a supervisora.