O Campeonato Catarinense de 2016 está em discussão e seu formato será conhecido hoje, a partir das 16h, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. Apesar de a Associação de Clubes Profissionais de Santa Catarina (SCClubes) ter aprovado duas propostas previamente, três clubes se movimentam para aprovar uma fórmula com menos datas.

Continua depois da publicidade

Confira outras notícias de futebol

Mais sobre o Avaí

Outras na Chapecoense

Continua depois da publicidade

Notícias do Criciúma

Informações do Figueirense

Veja mais sobre o JEC

Uma das propostas segue o modelo atual do Brasileirão, com turno e returno, conquistando o título quem terminar na liderança. Na outra, os campeões de cada turno se enfrentam em uma final.

– Nós queremos uma dessas fórmulas, é o que foi combinado. Para os times menores é importante ter um calendário. Infelizmente, o Catarinense ainda é nossa principal competição, gostaríamos de ter outra. Além disso, com turno e returno receberemos os cinco grandes em casa e isso traz público – explica o superintendente de esportes do Atlético-Ib, Giovani Nunes.

Se os pequenos clubes sonham com esse formato com mais datas, três grandes pensam o contrário. Avaí, Figueirense e Joinville querem menos jogos, principalmente por causa do calendário apertado.

Continua depois da publicidade

– Esse ano tivemos que poupar o nosso time na primeira rodada do Brasileirão porque vínhamos desgastados das finais do Catarinense. E teríamos pela frente uma decisão na Copa do Brasil contra o Avaí. Temos uma proposta que será apresentada na FCF – explica o superintendente de Esportes do Furacão, Cleber Giglio, sem adiantar o teor da proposta.

O Leão também tem uma ideia para o próximo ano: dois grupos com cinco equipes, classificando os dois primeiros de cada chave às semifinais, que seriam disputadas em ida e volta. Essa proposta prevê oito datas, pois a primeira fase seria em turno único.

Para conseguir aprovar uma proposta com menos datas, Avaí, Figueirense e JEC têm que conseguir o apoio de Criciúma ou Chapecoense. Porém, os times estão irredutíveis e preferem manter a escolha da SCClubes.

Continua depois da publicidade

Como funciona a votação

Os 10 clubes do Campeonato Catarinense 2016 se reúnem hoje para definir a fórmula de disputa. A votação é qualitativa, levando em consideração a classificação do Estadual deste ano. Assim, o campeão, Figueirense, tem direito a 10 votos. Confira a tabela:

1º Figueirense – 10 votos

2º Joinville – 9 votos

3º Chapecoense – 8 votos

4º Internacional – 7 votos

5º Metropolitano – 6 votos

6º Criciúma – 5 votos

7º Avaí – 4 votos

8º Atlético-Ib – 3 votos

Campeão da Série B – Brusque – 2 votos

Vice da Série B – Camboriú – 1 voto