Após o ataque hacker nos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSus nesta sexta-feira (10), que compromete o acesso aos certificados de imunização contra a Covid-19, a prefeitura de Florianópolis informou que os moradores da Capital podem usar o comprovante de vacinação em papel.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em Florianópolis, o comprovante da vacina é exigido em eventos com mais de 500 pessoas desde 16 de novembro. Pessoas acima de 18 anos só pode participar de atividades como shows, feiras e jogos se estiverem vacinadas com as duas doses ou a vacina de dose única contra a Covid-19. Para adolescentes de 12 a 17 anos, a obrigação é de ter ao menos a primeira dose do imunizante.
Outros lugares que recebem um público inferior a 500 pessoas também adotaram a medida de forma facultativa. Esses locais possuem o Selo Local Seguro, fornecido pela Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Atualmente, 71 estabelecimentos, entre restaurantes, comércios, unidades de ensino e escritórios, estão cadastrados.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), moradores que perderam o documento entregue no momento da vacinação podem solicitar a segunda via da carteira para os municípios.
Continua depois da publicidade
Ataque hacker
Os relatos de instabilidade nas plataformas começaram a surgir depois de um ataque hacker na madrugada desta sexta. Os usuários diziam que os comprovantes não apareciam no aplicativo, ou que os usuários sequer conseguiam acessá-lo.
Uma mensagem passou a ser exibida nos sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde: “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”, diz o texto, assinado pelo Lapsus$ Group. “50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados.” A mensagem apareceu de forma intermitente até parar de ser exibida, por volta das 7h, segundo informações do G1.
Leia também
Alargamento de praias de Florianópolis inicia etapa de licenciamento ambiental
Norte de SC tem três das dez cidades mais atrasadas na vacinação contra a Covid no Estado
Hotéis, restaurantes e aeroporto preveem movimento pré-pandemia para o verão 2022