Após o ataque hacker que deixou fora do ar o aplicativo do Conecte SUS, dados sobre a vacinação dos brasileiros e outras informações do Ministério da Saúde não podem mais ser acessados. Com o problema, o DC fez contato com as prefeituras das principais cidades de Santa Catarina para saber como fica a vacinação contra a Covid neste final de semana.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Saiba como emitir a 2ª via do cartão de vacina nos municípios de SC

Veja o que disseram as prefeituras de Florianópolis, Criciúma, Joinville, Blumenau e Chapecó:

Florianópolis

A vacinação na capital ocorre normalmente no dia 11, sábado e dia 12, domingo. De acordo com a prefeitura de Florianópolis, os dados vão para um sistema de prontuário próprio e serão exportados para o Ministério da Saúde depois.

Continua depois da publicidade

Conforme o município, a Secretaria de Saúde irá promover no dia 11, o segundo “Sabadão da vacinação”. A ação oferta vacinas contra Covid-19 em todos os Centros de Saúde da Capital, com exceção do Centro de Saúde da Caieira da Barra do Sul, das 8h às 17h.

Acontece também a vacinação itinerante, que leva a vacina a lugares estratégicos para aumentar a adesão ao imunizante. Confira o cronograma do fim de semana:

  • Sábado, 11 de dezembro, das 9h às 15h: em frente ao EBM Osvaldo Galupo – Morro do Horácio
  • Domingo, 12 de dezembro, 9h às 16h: Bolsão da Casan, Beira-mar Norte

Quem pode vacinar?

  • Primeira dose: Pessoas de 12 anos ou mais;
  • Segunda dose: Todos que fecharam o prazo (com exceção de quem vai receber imunizante da Janssen, que não será aplicado neste sábado);
  • Reforço: Pessoas de 18 anos ou mais, 5 meses após a segunda dose e pessoas com alto grau de imunossupressão, 28 dias após a segunda dose.

Continua depois da publicidade

> Criminosos vendem senhas que permitem alterar cadastro do SUS

Joinville

Joinville também não tem o cronograma de vacinação afetado pelo problema no ConecteSUS. Conforme a prefeitura, a secretaria da saúde trabalha com um sistema municipal, então, quando os serviços do Ministério da Saúde voltarem, os dados serão retomados e colocados na plataforma nacional. Segundo a assessoria, o cronograma de final de semana ocorre normalmente.

Blumenau

A Prefeitura de Blumenau também possui uma base de dados própria e informou que o comprovante de vacinação pelo aplicativo Pronto Mobile. Conforme o município, a vacinação programada para o fim de semana ocorre normalmente e são colocados no sistema estadual e federal posteriormente.

Para ter acesso ao registro da vacina pelo aplicativo, basta o usuário ter cadastro atualizado na unidade de saúde de referência. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Criciúma

No fim de semana não haverá vacinação em Criciúma. De acordo com a prefeitura, a razão não é a queda do ConecteSUS, e sim, porque não havia nada programado. Há algumas semanas o município vacina apenas de segunda a sexta.

Continua depois da publicidade

Conforme a prefeitura, o município possui a plataforma Minha Vacina, onde estão todos os registros de vacinação contra a COVID-19. Por isso o cronograma de vacinação segue normalmente na cidade, e assim que o Conecte SUS voltar, os dados serão atualizados lá também.

Segundo o município, enquanto o sistema está fora, o comprovante de vacinação pode ser solicitado pelo cidadão em qualquer Unidade de Saúde do Município, que atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar documento com foto apenas para retirar o comprovante, e tem que ser a própria pessoa.

Chapecó

Segundo a prefeitura de Chapecó, será vacinado quem possui o comprovante impresso da imunização, quem não possui, terá que aguardar.

O reforço estará disponível para quem tomou a primeira dose até o dia 15 de outubro. O agendamento começou nesta quinta-feira, 9. Confira o cronograma:

Continua depois da publicidade

  • Vacinação de reforço de Janssen na Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (antigo Bom Pastor), no sábado, 11, das 08h às 12h. Conforme a prefeitura, após o meio-dia, a imunização ocorre em livre demanda, também na universidade.
  • Vacinação no vacimóvel: no sábado, 11, e domingo, 12, das 17h30 às 22h, na Praça Coronel Bertaso.

Leia também

Cozinhar em casa, academia e higiene: saúde é prioridade dos catarinenses em 2022

Alargamento de praias de Florianópolis inicia etapa de licenciamento ambiental

Destinos de SC estão entre os mais procurados do Brasil para Natal e Réveillon