A despedida é certa. Resta saber se é para sempre ou por pouco tempo. Sem condições de navegar em águas catarinenses, o JetBus vai zarpar para Paranaguá (PR), onde permanece por pelo menos um mês. Em junho, os donos do JetBus firmaram um acordo verbal com a Prefeitura da cidade paranaense para fazer a linha turística até a Ilha do Mel. Em um semestre de operação entre Joinville e São Francisco do Sul, o JetBus ficou atracado na maior parte do tempo no cais Conde D?Eu em função de problemas na dragagem do rio Cachoeira.

Continua depois da publicidade

A viagem é vista como um “até logo” pelos investidores, mas pode ser um adeus definitivo. Só nas marés altas, o JetBus conseguia fazer o trajeto entre Joinville e São Francisco. A Secretaria de Desenvolvimento Regional reconhece que a pendência na dragagem de alguns pontos do rio acabou prejudicando as operações.

Com a lucratividade comprometida, a travessia diária acabou ficando por conta do JetTruck – um barco menor e menos luxuoso – com mais facilidade de navegação em águas rasas. Se a experiência em águas paranaenses for bem-sucedida, é possível que o JetBus joinvilense não volte mais. O diretor da empresa, Fernão Sérgio de Oliveira, diz que vai honrar os contratos com a Prefeitura de Joinville e o governo do Estado. Mas não descarta a possibilidade de trazer um modelo semelhante para substituir o atual.

– Se o JetBus for bem aceito e continuar em Paranaguá, é possível haver uma troca.

Segundo o diretor, ainda falta acertar detalhes sobre o deslocamento da embarcação. A Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá disse que a linha será voltada para turistas, com saídas diárias. Uma viagem comemorativa está prevista para inaugurar o novo roteiro, provavelmente em agosto. O site do Jet Bus já permite reservas para a linha.

Continua depois da publicidade