Com o nadador Cesar Cielo poupado, o Brasil acabou fora da final do revezamento 4x100m livre, nos Jogos Olímpicos de Londres. A equipe brasileira fez o tempo de 3m16s14 na primeira bateria e ficou na nona posição. Rival de Cielo nos 100m livre, o australiano James Magnussen competiu normalmente e ajudou seu país, na segunda série, a se classificar em primeiro, com o tempo de 3m12s29.
Continua depois da publicidade
O Brasil foi representado por Nicolas Oliveira, Bruno Fratus, Nicholas Santos e Marcelo Chierighini. A opção de poupar Cielo foi tomada pela comissão técnica pois foi considerado que o país não tinha chance de medalha no revezamento e que o velocista tem chances reais nos 50m livre e nos 100m livre. A eliminatória e semifinais desta última será na terça-feira.
– Ainda temos que ver quanto cada um nadou. Apareceu a Alemanha, que não estávamos esperando muito. A estratégia foi definida pelo tempo dos nadadores e para pouparmos o Cielo para uma eventual final. Ele tem que nadar eliminatória, semifinal e final dos 50m livre e dos 100m livre. É bem desgastante. Foi uma opção da comissão técnica – afirmou Nicholas Santos.