Mesmo sem previsão de chuva e predominância de sol na maior parte do Estado durante o fim de semana, a Defesa Civil alerta para o risco de mar agitado e ventos intensos nas cidades catarinenses. Os municípios que sofreram com cheias na última semana, inclusive, permanecem com risco de alagamentos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Após provocar alagamentos em todas as regiões do Estado, chuva dá trégua
O coronel Cesar de Assumpção Nunes, diretor de gestão de desastres da Defesa Civil, explica que a trégua nas chuvas se dá devido a passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e a costa do RS.
De acordo com o especialista, este ciclone é corriqueiro e, por isso, não vem para o mal. O fenômeno fará uma espécie de organização atmosférica e mudará a condição do tempo, afastando a chuva de SC a medida que traz uma massa de ar seco e frio, que avança para o Sul do país e estabiliza o tempo, junto com a queda de temperaturas.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, o mar ficará mais agitado, com ondas de 1,5m e 3m entre Florianópolis e o Litoral Sul, e também provocará ventos intensos, com rajadas de 50km/h a 75 km/h principalmente na Serra e áreas costeiras.
Mesmo com tempo mais estável, o diretor de gestão de desastres da Defesa Civil do Estado reforça que os cuidados devem seguir, já que ainda há muita água para escoar de córregos e rios e o solo está bastante encharcado.
Portanto, o risco segue de moderado a alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos durante o fim de semana, principalmente nas cidades de Joaçaba, Brusque, Passos Maia, Itapiranga, Mondaí, Caibi, Palmitos, Mafra e Porto União – municípios que ficam próximos de rios e que registraram grande volume de chuvas nos últimos dias.
Leia também
Rio do Sul e Taió enfrentam nova enchente e Alto Vale volta a ser castigado pelas chuvas
Avalanche de lama invade rua em Blumenau e assusta moradores; veja vídeo