A seleção brasileira de natação embarcou na madrugada desta segunda para Macau, onde realizará um período de aclimatação para o Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em Xangai, entre os dias 24 e 31 de julho. A surpresa foi a ausência do campeão olímpico e mundial Cesar Cielo.

Continua depois da publicidade

A assessoria de imprensa da seleção havia informado durante a semana que a equipe viajaria completa. No entanto, membros da delegação ouvidos no saguão do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, informaram que Cielo antecipou a sua viagem para sábado à noite. A medida, provavelmente, foi tomada para evitar o assédio da imprensa.

Ao lado dos nadadores Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, Cesar Cielo foi flagrado em exame antidoping realizado durante o Troféu Maria Lenk, em maio, com a substância furosemida. Na semana passada, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiu apenas aplicar uma advertência e anular os resultados dos nadadores no Maria Lenk.

A Federação Internacional de Natação (Fina) não quis tomar uma decisão definitiva sobre o caso e encaminhou o mesmo para a Corte Arbitral do Esporte (CAS). O tribunal pode julgar o caso antes mesmo do Mundial e, caso ache necessário, suspender os atletas de forma que os afaste da competição. Nicholas Santos e Henrique Barbosa já estão fora de Xangai porque seus índices foram conseguidos justamente no Troféu Maria Lenk.

Continua depois da publicidade