O ano letivo começou polêmico no Colégio Militar de Florianópolis. Na segunda-feira, primeiro dia de aula, pelo menos 15 alunos foram mandados de volta para casa porque não estavam com o cabelo de acordo com o permitido no regulamento da instituição. O fato aconteceu durante a apresentação dos estudantes aos monitores, que é tradição na escola. E acabou revoltando alguns pais.

Continua depois da publicidade

– Não critico as regras da escola. Até gosto que elas existem, pois ajuda na disciplina dos nossos filhos. Mas isso foi um pouco absurdo, ainda mais por causa de algo tão banal. Para quê constranger as crianças dessa forma? – lamenta a supervisora Fabiana Nunes, mãe de aluno.

Na tarde desta terça-feira, o assunto também ganhou as redes sociais. “Entendo que devemos priorizar a educação acima de tudo. E mandar alunos pra casa em detrimento do conteúdo é um absurdo. Comprimento de cabelo não significa respeito e, muito menos, educação”, publicou a mãe de um aluno no Facebook.

O filho dela, de 14 anos, não chegou a ser mandado embora, mas teve que ir até o banheiro para molhar o cabelo e deixá-lo um pouco mais baixo. Dois dias antes do início do ano letivo, o pai, que também é militar, o levou ao barbeiro para fazer o mesmo corte que faz todo o início de ano letivo: máquina 4 no alto da cabeça e máquina 2 na parte inferir da nuca e nas laterais. Mesmo assim, ele não foi aceito.

Continua depois da publicidade

– Nem no quartel mandam embora quando isso acontece. Receber um comunicado por ato infracional é uma coisa, mas deixar de assistir aulas é uma arbitrariedade sem precedentes. Ele não cometeu nenhum ato de transgressão, nem de reprovação para justificar uma atitude assim – lamenta o subtenente da PM Edison Linhares Junior.

A diretora, major Edenice da Cruz Fraga, explica que este foi um início de ano atípico já que muitos alunos apareceram com o cabelo em desacordo com as normas da escola. Segundo ela, todos os atingidos são veteranos na escola e já têm conhecimento do regulamento da instituição _ reforçados sempre durante a matrícula e também na agenda escolar. Justamente por isso, as regras são ainda mais rigorosas com eles.

– Os alunos maiores sempre são exemplos para os menores, assim como para os novatos. Permitimos que eles saíssem para cortar o cabelo e depois retornassem. Todos os pais foram avisados disso e a maioria deles concordou com nossa exigência, pois sabiam que os filhos estavam fora do padrão.

Continua depois da publicidade