Desde quinta-feira, 29 de novembro, os caminhões que chegam à frente de uma distribuidora de bebidas no bairro Boa Vista, em Joinville, não conseguem entrar e começam a acumular veículos pelas ruas da região. Na tarde desta terça-feira, 4, a reportagem contou pelo menos 30 caminhões que estavam estacionados nas ruas Noruega, Corveta e adjacências. Sem ter para onde ir, eles permanecem o mais próximo possível da empresa, aguardando uma solução.
Continua depois da publicidade
Um motorista que preferiu se identificar apenas como Ale contou ter saído de Jacareí, no interior de São Paulo, com uma carga para entregar em Joinville. Ele chegou à cidade na quinta-feira e já não conseguiu descarregar a entrega.
— A empresa só diz que não tem espaço no pátio para colocar os produtos. Eu não posso sair daqui porque, depois que chego ao local da entrega, se vou para outro lugar com a carga sou responsável por qualquer coisa que acontecer a ela — contou ele.
Enquanto isso, os motoristas precisam usar o banheiro da distribuidora, inclusive para tomar banho; dormem no veículo, e estão cozinhando ao ar livre. Os moradores da região já acionaram a Prefeitura de Joinville, principalmente porque os caminhões estão tomando espaço na rua, e muitos motoristas já foram multados. No caso de Ale, foram duas vezes.
— Sabemos que estamos incomodando os moradores, mas não temos o que fazer. Em mais de sete anos que trabalho em transportadora, isso nunca tinha acontecido — afirmou.
Continua depois da publicidade
O motorista Bruno Nascimento, de 29 anos, saiu de Bauru (SP) e está em Joinville desde domingo. Desde então, percebe que há pouca movimentação na distribuidora, com poucos caminhões saindo para fazer entregas e esvaziar o pátio.
— Falei com a transportadora em que eu trabalho e eles disseram que não há o que fazer, porque nossa parte nós cumprimos. Mas a distribuidora não dá nem um prazo para nos atender. Agora, estamos torcendo para não chover, já que precisamos cozinhar na rua — disse.
A Prefeitura de Joinville informou, por meio de nota, que os agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) notificaram os caminhões que estão estacionados em locais proibidos nas ruas localizadas nas mediações da empresa de bebidas. As notificações estão relacionadas à essa infração de trânsito.
A reportagem tentou contato com a direção da empresa em Joinville, mas não conseguiu contato telefônico. O departamento de atendimento à imprensa da Coca-Cola Femsa Brasil, do qual ela é integrante, enviou, em nota, que "a Coca-Cola Femsa Brasil reafirma seu compromisso com as comunidades próximas às suas instalações e informa que está trabalhando de forma exaustiva para regularizar a situação junto aos seus fornecedores, a fim de otimizar o cumprimento das programações de entrega".
Continua depois da publicidade