Após liderar boa parte do Campeonato Catarinense, o Figueirense se vê em situação delicada a duas partidas do término da primeira fase. No domingo, o Alvinegro ficou no 1 a 1 diante do Hercílio Luz, em Tubarão, e foi ultrapassado pela Chapecoense, que venceu o Brusque por 2 a 0, na classificação. O time comandado por Hemerson Maria é o terceiro colocado e o técnico reconheceu que a atuação foi abaixo do esperado no confronto pela 16ª rodada do Estadual.

Continua depois da publicidade

– Não fizemos uma partida boa. Não vou ficar aqui arrumando desculpa. O Hercílio Luz foi melhor que o Figueirense. Não conseguimos organizar as jogadas e ter o controle do jogo. E no segundo tempo sofremos a pressão. Quando se tem vários jogadores em uma dia ruim, você terá dificuldade. Tivemos muitos abaixo do que podem render e isso prejudicou muito – falou o treinador.

Foi o segundo tropeço consecutivo do Figueirense. Na semana passada, a equipe perdeu pela primeira vez na competição ao cair por 1 a 0 para o Joinville no Orlando Scarpelli. Mas, ainda assim, conquistou a classificação antecipada. Maria considera que atingir as metas de forma antecipada deixa o ambiente mais cômodo na reta final de primeira fase, mesmo lutando para manter ao menos uma das duas primeiras posições para decidir em casa na semifinal.

– Vamos fazer uma análise. O Figueirense, em março, disputou sete jogos, sendo cinco fora de casa. Inverso o que foi no primeiro turno até em termos de aproveitamento, que fomos bem. Mas do que planejamos está tudo dentro do que traçamos. Atingimos algumas metas antes do tempo e a equipe estagnou. E quando isso acontece, parece que não rende – disse Maria.

Com 31 pontos, o Alvinegro é o terceiro colocado. A equipe tem a mesma pontuação que a Chapecoense, mas perde no critério de desempate por ter uma vitória a menos (10 contra 9). A diferença para o líder Avaí é de dois pontos. Na quarta-feira, o Alvinegro pode até mesmo terminar a rodada na ponta. Para isso, será necessário vencer a Chapecoense, na Capital, e torcer para que o arquirrival perca do Brusque, no Vale do Itajaí. Os jogos serão às 21h30min.

Continua depois da publicidade

– Quando você tem dificuldade para vencer é preciso entender o que aconteceu e tentar corrigir os erros, pois na quarta-feira já tem a Chapecoense pela frente em um confronto direto. No domingo será a definição da nossa colocação. Temos que ficar entre os dois, pois será importante fazer um jogo decisivo em casa na fase eliminatória – completou.