A prefeitura de Blumenau decidiu na manhã desta terça-feira que vai realocar uma equipe de Samu para atendimento em unidades de saúde. A medida foi tomada porque oito profissionais estão dias sem trabalhar por falta de ambulância.
Continua depois da publicidade
Os quatro motoristas vão para a central de transportes e os quatro médicos e técnicos de enfermagem para postos de saúde ou Ambulatórios Gerais. A definição virá nesta tarde, após uma reunião da Secretaria de Promoção da Saúde com os colaboradores.
A cidade conta oficialmente com três unidades básicas do Samu para atender a população. Duas delas estão na oficina. Uma, inclusive, com laudo de que não pode voltar a rodar. A expectativa é de que o veículo que ainda pode ser utilizado saia do conserto na próxima semana.
Leia também
::: Mudança na gestão do Samu que pode melhorar o sistema vai levar mais de um ano
Continua depois da publicidade
::: Após acidente, Samu de Blumenau fica com apenas uma ambulância para atender a cidade
Para amenizar o impacto à comunidade, uma equipe do Samu está atuando com uma ambulância emprestada pela prefeitura. A assessoria de imprensa da administração municipal afirmou que trabalha em documento que será enviado ao Governo do Estado para cobrar novos carros.
Isso porque a responsabilidade pela aquisição de ambulâncias para atendimento básico é do governo estadual. A manutenção desses, por sua vez, fica a cargo do Município, que trabalha em um levantamento para estimar quanto já foi gasto em reparos com os três carros.
Problemas com as ambulâncias do Samu são recorrentes. Na semana passada, a equipe trabalhava com um veículo emprestado pelo Corpo de Bombeiros por falta de carro, já que o do serviço de urgência também estava no conserto.