Sem nenhuma divulgação, a Stellantis rebaixou em 9 cv a potência de alguns de seus modelos turbo para atender às novas normas de emissões, que entraram em vigor em 1º de janeiro. Agora os modelos com motor T270, ou 1.3 turboflex, produzidos em 2025, passam a render até 176 cv de potência quando abastecidos com etanol ou gasolina. O torque de 27,5 kgfm foi mantido. O câmbio é o automático de 6 marchas.

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Antes, o motor dos Jeep Renegade, Compass e Commander e dos Fiat Fastback Limited Edition e Toro gerava 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. Há exceção: os Fastback Abarth continua com 185 cv.

Com isso, os veículos podem ter mudanças no desempenho, como velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h e melhorar até consumo, entre outros parâmetros. Mesmo assim, são alterações imperceptíveis na dirigibilidade, porque a redução de potência foi pequena.

Veja fotos dos modelos

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Versões a diesel devem evoluir para o Multijet

Outra mudança que deve ocorrer em breve para modelos Fiat e Jeep para atender às novas emissões é o contrário: um acréscimo de potência.

Isso porque a Stellantis já equipa versões da Ram Rampage com o Multijet 2.2 turbodiesel que rende 200 cv de potência.

Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander vão trocar o atual TD380 (2.0 turbo de 170 cv) pelo Multijet e ganhar 30 cv na potência.

Modelos Jeep estão mais caros

Não bastasse a redução de potência, os Jeeps flex e diesel estão mais caros, com reajustes que variam de R$ 3 mil a R$ 8.400, exceto as versões de entrada de Renegade e Compass.

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O Renegade, por exemplo, começa em R$ 118.290 (T270 4×2) e vai até R$ 185.990 (Willys 4×4). Já o Compass parte de R$ 186.990 (Sport T270) e chega a R$ 291.990 (Blackhawk Hurricane).

E o SUV grande Commander agora tem preço de entrada de R$ 227.990 (Longitude T270 5 lugares) até R$ 335.990 na configuração Blackhawk Hurricane.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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