Não há água nem para beber, muito menos para lavar roupas ou tomar banho. Nos apartamentos do Residencial Ipê, na região do Warnow, em Indaial, há quem prefira nem fazer as necessidades, já que não há como puxar a descarga. A louça se acumula na pia e os moradores estão de mãos atadas.

Continua depois da publicidade

Já faz ao menos cinco dias (desde quarta-feira da última semana) que a comunidade da Rua Pedro Ebert, no interior do município, precisa conviver com o desabastecimento. Com idosos, deficientes e crianças morando no local, essa falta de água vem trazendo uma série de transtornos.

O problema forçou até mesmo algumas pessoas a deixarem o local até que haja uma solução. Caso de Vandeleia Schroeder, que foi com o filho de seis anos à casa da cunhada para não ficar sem abastecimento. Outra moradora, Raquel Heck, relata ao Santa os empecilhos que vêm por conta da falta de água e faz um apelo para que esse contratempo seja resolvido.

– As pessoas estão indo para casas de conhecidos porque não dá mais. Meu apartamento está cheio de louça para lavar, vasos sanitários entupidos, crianças chorando, idosos esperando. A Casan pede para gente economizar a água. Mas como vamos economizar se nem água tá vindo? – questiona Raquel, moradora do Residencial Ipê.

– Pelo menos podiam mandar um caminhão-pipa. A água fica indo e vindo, mas mal dá para tomar banho – completa.

Continua depois da publicidade

Casan diz que vai instalar gerador

O chefe da agência de Indaial da Casan, Valdeci Ferreira, diz que o problema do desabastecimento na região do Warnow ocorreu por conta dos temporais que atingiram a cidade – foram quatro consecutivos entre quarta-feira e sábado.

Ele diz que a condição climática contribuiu para quedas constantes de energia elétrica e que isso comprometeu a atividade da Estação de Tratamento de Água da cidade. Ferreira garante que nesta terça-feira será instalado um gerador a diesel na estrutura que fará com que o vaivém de luz não impacte no abastecimento de água.

Além disso, a Casan se comprometeu a enviar caminhões-pipa até pontos que estejam com falta de água no município.