As notícias surgem sem parar em jornais, internet, rádio e televisão. Para vestibulandos, que têm que ficar todo o tempo se dedicando aos livros e apostilas, parece impossível dominar tantos fatos nesta era da informação. Mas as provas de vestibulares são impiedosas e cobram conteúdos da atualidade em disciplinas variadas.

Continua depois da publicidade

A contaminação das águas de parte do Ribeirão da Ilha e da Tapera por óleo de transformadores do antigo Centro de Treinamento da Celesc no final do ano passado ocupou e ainda ocupa páginas de jornais. O assunto é uma das apostas dos professores para os próximos processos seletivos no Estado. O tema pode cair até servir como base para questões de química, biologia ou como proposta de redação nas provas em Santa Catarina. A morte da primeira-ministra Margaret Thatcher no dia 8 deste mês, também foi bem comentada e pode servir de enunciado em questões de história ou geografia de grandes exames.

Para você prestar mais atenção nesses assuntos quando eles ainda estão pipocando nas manchetes, o caderno Vestibular lança o selo “Aposte Nesta!”. Quando você encontrar esse selo na edição impressa do DC ou no diario.com, guarde, estude, cole no caderno ou como proteção de tela do computador, porque a notícia ou reportagem é tema quente.

O alerta pode estar em qualquer editoria do jornal. Essas matérias poderão nortear seus estudos de atualidades, ajudando a responder questões e a entender os contextos dos fatos, o que é tão valorizado em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aproveite o selo que vai ajudar você a nadar de braçadas na tsunami diária de novidades e fique de olho no “Aposte Nesta!”.

Continua depois da publicidade

Confira informações sobre os processos seletivos no site do Vestibular.