Embora não tenham ganho nenhuma estatueta dourada ou recebido indicações para algum prêmio, Samsung e Twitter saíram felizes da 86ª Cerimônia de Entrega do Oscar, realizada no último domingo. As duas marcas tiveram participação de destaque em um dos momentos mais comentados e marcantes do evento, a “selfie” feita pela apresentadora Ellen DeGeneres junto a várias estrelas de Hollywood.

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Em menos de uma hora, a imagem publicada no perfil de Ellen superou a marca de 1 milhão de retuítes (até as 16h30min de segunda-feira, a foto já somava 2,8 milhões). A selfie fez tanto sucesso que causou uma pane no Twitter e vários usuários reclamaram que não conseguiam acessar a página.

E a Samsung, como ficou nisso tudo? O aparelho usado para tirar a foto histórica – e a transmissão pela TV deixou evidente – foi um Galaxy Note 3. É claro que a escolha não foi por acaso, uma vez que a fabricante de smartphones é uma das patrocinadoras do evento.

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Para o diretor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, Alessandro Souza, a ação da Samsung, do ponto de vista estratégico, se destacou pela criatividade e oportunismo para atrair novos públicos.

– A Samsung usou uma cerimônia mais formal, engessada, e trabalhou com uma lógica de integração com uma mídia dirigida e mais descontraída. Não fez algo muito óbvio. Foi uma ação bem amarrada e teve um resultado interessante – avalia.

Gafe de bastidores e rivalidade atiçada

Não se pode dizer, no entanto, que correu tudo perfeitamente bem para a Samsung. Se posava com o Note 3 diante das câmeras, nos bastidores, Ellen foi vista usando um iPhone para postar fotos, gafe que também ganhou destaque nas redes sociais.

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– Foi um erro meio básico da produção do evento. Abre um leque para que a Apple possa fazer um super contra-ataque. Uma ação dizendo que a Apple não precisa pagar para estar no Oscar, por exemplo – disse Souza. – Não garanto que vai fazer, mas surgiu uma possibilidade.

Esse não foi o único “deslize comercial” no Oscar. A entrega de pizzas, outro momento badalado da cerimônia, mexeu com a rivalidade entre duas gigantes do mercado de refrigerantes. As caixas do Big Mama’s & Papa’s, (restaurante que forneceu o lanche) tinham o logo da Coca-Cola (foto) – e a Pepsi é patrocinadora da premiação. Souza criticou o erro, que, de acordo com o professor, pode abalar a relação entre a empresa e a organização do evento.

– Grandes patrocinadores têm contratos que não permitem a rivais nem passar perto. A Pepsi deve estar no fígado da organização do Oscar – conclui.

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Segunda gafe: caixas de pizza com logo da Coca-Cola – e a Pepsi é patrocinadora do evento.