Na noite de sábado, a curadoria artística do 36º Festival de Dança de Joinville terminou de selecionar as coreografias que farão parte da Mostra Competitiva e do Meia Ponta. A última etapa de avaliação dos trabalhos foi dedicada aos inscritos de Joinville, que protagonizaram um espetáculo ao vivo diante dos curadores Ana Botafogo, Caio Nunes e Thereza Rocha, e do público, que lotou o Teatro Juarez Machado. O resultado geral será divulgado na tarde desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Mais de 30 coregrafias joinvilenses subiram ao palco em busca de uma vaga na competição. Elas disputam vaga com outros 540 trabalhos de todo o Brasil e exterior pré-selecionados, que foram avaliados pela curadoria por meio de vídeo ao longo da última semana. Ao todo, foram 3.320 coreografias inscritas, abrangendo os gêneros Dança Contemporânea, Balé Neoclássico, Balé Clássico de Repertório, Sapateado, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares.
Algumas seletivas presenciais também aconteceram pelo país a partir do Festival Dança Brasil, em Belo Horizonte, Curitiba, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Os trabalhos classificados em primeiro lugar entraram para a seletiva da curadoria e outras coreografias foram aprovadas para os Palcos Abertos. Neste ano, o Festival de Dança de Joinville ocorre neste ano de 17 a 28 de julho.