A terceira e última etapa da Seletiva Petrobras de surfe masculino define neste domingo, dia 18, na Praia Mole, em Florianópolis, os 17 surfistas que irão integrar a elite nacional no SuperSurf em 2006.
Continua depois da publicidade
Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), no entanto, não descarta a realização de mais uma ou duas etapas da seletiva. Mas, de qualquer maneira, a lista dos surfistas que farão parte da elite nacional no ano que vem será anunciada neste domingo, inclusive o nome do campeão do circuito.
Sobre a realização de outra etapa da Seletiva, a Abrasp afirma que as chances são grandes:
– Estamos com as negociações bem adiantadas para anunciar uma ou duas etapas do Brasil Tour ainda neste ano, com uma já bem encaminhada no Espírito Santo – adiantou Marcelo Andrade, diretor-executivo da Abrasp.
Cada etapa da Seletiva Petrobras distribui R$ 40 mil em prêmios. Já o Festival Petrobrás – destinado aos 10 mais bem colocados no circuito – tem um total de R$ 30 mil em premiações. O evento fecha o calendário da Abrasp, em dezembro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).
Continua depois da publicidade
Apenas três surfistas brigam pelo título do circuito, que já passou pelos estados Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Estão no páreo o líder do ranking, o carioca Simão Romão, o gaúcho Daison Pereira e o baiano Flávio Costa.
Outros competidores não estão na disputa pelo troféu, mas já podem comemorar a classificação para o SuperSurf, como Leandro Bastos (RJ), Angelino Santos (CE) e Thiago Bianchini (SC), que já foram eliminados em Florianópolis, além dos potiguares Danilo Costa e Fabrício Júnior.
Uma novidade extra-competição que chamou atenção na Praia Mole foi a Tenda Ambiental da Petrobras¸ com a apresentação dos projetos ambientais relacionados à água patrocinados pela estatal, como o Tamar, Golfinho Rotator, Baleia Jubarte, Baleia Franca, Peixe-Boi, Pomar e Brasil das Águas, que têm a preocupação de preservar o meio-ambiente e garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção.
As disputas desde sábado na Mole ainda não foram concluídas, mas o vento sul e o frio pioraram as condições do mar.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, os vitoriosos de hoje foram os catarinenses Guilherme Ferreira e Guga Arruda, o atual campeão brasileiro Renato Galvão e o potiguar Danilo Costa, que também avançou às oitavas-de-final.