De 17 a 24 de junho, a seleção brasileira masculina participará, pela primeira vez, do Campeonato Mundial Paraolímpico de Voleibol Adulto, que será realizado este ano em Roermond, na Holanda. A equipe, formada por 12 jogadores e três técnicos, tentará conquistar uma boa classificação para que possa ter uma vaga na Paraolimpíada a ser realizada em Pequim, na China, em 2008.

Continua depois da publicidade

O time foi formado no final de 2003, e teve sua primeira participação nos Jogos Parapanamericanos em Mar Del Plata, onde a equipe adulta foi vice-campeã. Em 2005, conquistaram a medalha de bronze no Mundial Juvenil sub 23, na Eslovênia.

– É um grande desafio montar uma equipe paraolímpica de vôlei com chances, no futuro, de trazer uma medalha paraolímpica para o Brasil. Existem no país milhões de pessoas com necessidades especiais, e conseqüentemente, o vôlei sentado poderá ser praticado por mais atletas, tornando-se um esporte acessível a todos – afirma o técnico da seleção brasileira, Amauri Ribeiro.

O comandante jogou pela seleção brasileira de voleibol por 15 anos. Neste período, consagrou-se com a conquista de vários títulos, entre eles a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e a de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Continua depois da publicidade