Não será em 2010 que o vôlei masculino do Brasil conquistará a inédita medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos. Neste domingo, a seleção perdeu para a Venezuela por 3 sets a 0 (18/25, 22/25 e 13/25), no Coliseu Yesid Santos, na Unidade Esporiva Atanasio Girardot, em Medellín, e não conseguiu a classificação para as semifinais do torneio.

Continua depois da publicidade

Apesar de o campeonato ser sub-23, o Brasil estava representado por 10 atletas da seleção infanto-juvenil e outros dois do time juvenil. Por isso, mesmo com a eliminação, o técnico Percy Oncken aprovou o desempenho de seus comandados.

– Ontem a ansiedade pela estreia nos prejudicou. Mas hoje jogamos bem nos dois primeiros sets até o vigésimo ponto. Depois, tivemos a mesma ansiedade para fechar as parciais. Mas os atletas evoluíram dentro da competição e isso é importante para um grupo jovem. Foi legal ver os meninos jogarem de igual para igual contra um adversário mais velho e experiente, que está junto há cerca de seis anos – analisou Percy.

O maior pontuador da partida foi o venezuelano Kervin Pinerua, com 13 acertos. Pelo time do Brasil, destaque para o ponteiro Henrique, que anotou 12 pontos.

A seleção brasileira voltará à quadra nesta terça, quando disputará o quinto lugar e encerrará sua participação nos Jogos Sul-Americanos. O adversário ainda não foi definido.

Continua depois da publicidade