Depois de três dias de preparação na França, a seleção brasileira masculina de vôlei chegou nesta segunda-feira ao Japão, onde já realizou seus dois primeiros treinos visando a Copa do Mundo de Voleibol, que será disputada entre 20 de novembro e 4 de dezembro. A estreia será no próximo domingo, a partir das 4h20min (horário de Brasília), contra o Egito, no município de Kagoshima. Os três primeiros colocados da competição garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Continua depois da publicidade

– O objetivo inicial é a adaptação quanto à questão fisiológica, para que os jogadores entrem no fuso horário, se sintam à vontade e consigam ter um rendimento físico como se estivessem no Brasil. É muito importante chegar ao Japão com antecedência para que isso aconteça – diz o técnico Bernardinho.

As constantes alterações na equipe durante essa prepração é justificava pela sequência de jogos que o Brasil terá nesta Copa do Mundo: serão 11 partidas em 14 dias.

– Como a Copa do Mundo é uma competição que vai exigir que todo o grupo esteja preparado, é bom que tenhamos todos à disposição. Então, estamos rodando bastante as peças, trabalhando tanto fisicamente, quanto tecnicamente, com um bom volume, mas, ao mesmo tempo, com um cuidado de dosar esse trabalho. Não podemos desgastar muito os jogadores – complementa.

Sequência de partidas

Continua depois da publicidade

Depois do jogo contra o Egito, a seleção brasileira enfrentará os Estados Unidos, no dia 21, às 4h, e a Itália, no dia seguinte, no mesmo horário – ambos ainda pela primeira fase do campeonato, em Kagoshima.

Na segunda etapa, o Brasil seguirá para Kumamoto, onde enfrentará Rússia e China, nos das 24 e 25, ambos os jogos às 4h. A terceira fase será em Hamamatsu e os adversários serão Argentina e Cuba, nos dias 27 e 28, às 4h, e Sérvia, no dia 25, às 7h20min.

Na última fase, em Tóquio, a equipe jogará contra o Irã, no dia 2 de dezembro, à meia-noite, Polônia, dia 3, às 4h, e Japão, no dia 4 de dezembro, às 7h20min.