Sem a arrogância natural das estrelas do futebol de um torneio oficial da Fifa, a seleção do Taiti saiu caminhando do Golden Tulip Palace, no número 4070 da Avenida Boa Viagem, esperou o sinal vermelho fechar, atravessou a pista e foi treinar na areia. Levou algumas bolas e muita animação.

Continua depois da publicidade

Em poucos minutos, os estrangeiros se transformaram em atração da praia – o local não fica muito distante da área onde um tubarão de 1m30cm foi encontrado morto no começo da manhã desta sexta-feira. O muro que separa a areia da calçada lotou. O movimento atraiu que passava por perto. Umas cem pessoas começaram a assistir aos exercícios dos jogadores, observados por seguranças e dois carros da PM. Cem pessoas é o público médio dos jogos do campeonato de futebol do Taiti, onde todo mundo adora surfe.

Depois do aquecimento, um grupo de jogadores ocupou uma quadra de futevôlei. Com quatro de cada lado, iniciaram uma partida. Cada jogada certa, a torcida ria e aplaudia. Eles gargalhavam juntos. Gostaram da brincadeira, entraram no clima. Eles entendem de gente de praia, têm algumas das melhores do mundo na Polinésia Francesa.

– É um prazer emprestar nossa quadra aos taitianos. Recife está unida pela Copa do Mundo – disse Silvio Corrêa, 50 anos, que joga quase todos os dias no espaço que foi batizado desde a década passada de CRI ou Clube dos Rapazes Inocentes.

Perto das 18h, uma forte e inesperada chuva saiu do mar escuro e agitado acabou encerrando os exercícios na areia. Todo mundo correu de volta ao hotel, jogadores, comissão técnica, jornalistas e caçadores de autógrafos. Na porta de entrada o capitão Nicolas Vallar, número 10 na camisa, um dos poucos que fala inglês entre os atletas, comentou sobre o jogo com o Uruguai:

Continua depois da publicidade

– Eles são rápidos e velozes. Precisamos ser bons na defesa. Um grande resultado sempre começa com uma defesa forte.

A chuva começou a apertar. Uma jovem se queixou do frio. Fazia 24°C quando a frente do hotel começou a esvaziar. Os taitianos subiram para os seus apartamentos. Antes, um banho, depois, cama. Praia cansa, ele sabem melhor do que todos.

Veja o vídeo do treino dos jogadores do Taiti: