A seleção brasileira feminina de Goalball está em Mogi das Cruzes, São Paulo, onde realizará sua última semana de preparação antes de sua principal participação este ano: o Campeonato Mundial da International Blind Sports Federation-IBSA. Esta semana é muito importante para treinamento técnico e união da equipe, que tem data marcada para viajar para Spartanburg, nos Estados Unidos, no dia 23. O Mundial está marcado para 26 de junho a 02 de julho de 2006.

Continua depois da publicidade

O Goalball, ao contrário de outras modalidades paraolímpicas, foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência – no caso, visual e cegos. A modalidade chegou ao país em 1988 e em 1992 já era praticado por muitos atletas. Ganhou prestígio com a realização do Mundial de Goalball no Brasil, em 2002; a conquista da vaga da equipe feminina para os Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2003, e a boa atuação dos atletas nos Jogos Pan-americanos para Cegos em 2005.

O campeonato conta com os melhores times feminino e masculino de Goalball de todo o mundo, na busca pela conquista do Campeonato Mundial, além de assegurar uma vaga nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, que ocorrerão logo depois dos Jogos Olímpicos, em 2008, na China. A classificação para os Jogos Paraolímpicos também pode ser garantida nos

III Jogos Mundiais da IBSA – Brasil 2007, que acontecerá nas cidades de São Caetano e São Paulo em 2007.

As atletas convocadas para participar do Campeonato Mundial de Goalball da IBSA são: Adriana Bonifácio Lino (Uberaba/ MG), Ana Carolina Duarte Custódio (Rio de Janeiro/ RJ), Márcia Bonfim Vieira (Maringá/ PR), Neuzimar Clemente dos Santos (Vila Velha/ ES), Renata Hermenegildo Fernandes (São Paulo/ SP) e Simone Camargo da Silva (São Paulo/ SP).

Continua depois da publicidade