Entre os milhares de descendentes de alemães que vivem na região Norte de Santa Catarina, a família Dumke tem um motivo a mais para torcer contra o Brasil no jogo das semifinais na tarde de hoje. Donos de uma pousada e restaurante que revivem a cultura alemã há mais de 20 anos, eles sabem que uma vitória da seleção de Joachim Löw pode ajudar a alavancar o negócio da família.

Continua depois da publicidade

– Eu não deveria, mas vou torcer contra o Brasil. Com uma vitória alemã, o restaurante vai lotar. Já se o Brasil vencer, tenho que fechar o restaurante para a grande final – revela o proprietário Matias Dumke, que está acostumado a receber cerca de 250 clientes aos domingos.

Ao lado do portal de entrada da Estrada Bonita, um dos pontos turísticos de Joinville, o restaurante alia a típica culinária alemã com o sossego e a calma de um estabelecimento localizado em meio à natureza.

No cardápio, quem nunca teve a oportunidade de ir ao país europeu, pode conhecer um pouco da gastronomia germânica com pratos como o Eisbein – joelho de porco – ou o Kassler – bistecas suínas defumadas, que podem ser servidos com acompanhamentos da culinária brasileira como o arroz e o feijão.

– Desde pequeno como este tipo de comida. Aprendi e falo fluentemente o alemão com os meus pais e familiares para não perder o costume. Além disso, quando estou na casa do meu pai, ele tem o hábito de colocar músicas de bandas alemãs – conta.

Continua depois da publicidade

Tanto pai quanto filho acreditam numa vitória alemã. Matias aposta em um 2 a 1. Enquanto o pai, Mário, torcedor fanático da seleção alemã, acredita em uma vitória magra por 1 a 0, com gol marcado no final da partida.