A CBF já definiu o planejamento de concentração para a Copa do Mundo. O técnico Luiz Felipe Scolari deseja que toda a preparação seja feita na Granja Comary, em Teresópolis, que fica a 90 quilômetros do Rio de Janeiro. O local – tradicional por receber treinamentos da seleção brasileira – está passando por uma reforma completa.

Continua depois da publicidade

Estão sendo construídos 34 novos quartos – jogadores e integrantes da comissão técnica ficarão em apartamentos individuais. Além disso, a restauração prevê cinema, sala de jogos eletrônicos, sala de preleção e churrasqueira. A ideia é começar a treinar lá antes do Mundial, permanecendo durante o torneio, só saindo para as viagens.

Na primeira fase, o Brasil jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília. Isolada e com ampla área verde, a Seleção terá toda a privacidade que a comissão técnica quer. Uma concentração deste nível será privilégio para poucos em 2014. Por enquanto, 92 centros de treinamentos espalhados pelo Brasil disputam os outros 31 times.

Para as seleções, a fase é de vistoria enquanto se aguarda a confirmação da classificação e o sorteio dos grupos no dia 6 de dezembro. A França já anunciou um acordo verbal com Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A Itália recebeu um convite de Caxias do Sul. Depois do título da Copa das Confederações o Brasil largou na frente, e o caminho do hexa vai passar por Teresópolis.

Continua depois da publicidade