A seleção brasileira de futebol PC (paralisados cerebrais) ficou com o vice-campeonato mundial ao perder para a Ucrânia por 3 a 1, na noite de quarta, dia 22, no Centro de Treinamento Boca Juniors, em Buenos Aires, na Argentina.
Continua depois da publicidade
Mas as principais conquistas foram individuais – Luciano Rocha foi o artilheiro da competição, com 13 gols; e o capitão Leandro Marinho foi eleito o melhor jogador do mundo. O terceiro lugar ficou com a Rússia, que venceu a Argentina por 2 a 1.
O Brasil fez 42 gols e sofreu apenas seis no Mundial, terminando com um saldo de 36 gols. Os resultados foram 10 a 1 na Austrália, 2 a 0 na Holanda, 15 a 0 na Coréia do Norte, 6 a 1 na Irlanda, 1 a 1 com a Rússia, 8 a 0 na Argentina e 1 a 3 para a Ucrânia.
O Brasil é o atual campeão da América e foi medalha de bronze na Paraolimpíada de Sydney, em 2000. A equipe já está classificada para os Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004.
As regras do futebol PC são semelhantes à do futebol tradicional, com algumas mudanças, como a inexistência do impedimento, e o arremesso lateral, que pode ser realizado rolando a bola como no boliche. Cada equipe tem sete jogadores, todos com paralisia cerebral. Joga-se em dois tempos de 25 minutos, em campo gramado de 75mx55m.
Continua depois da publicidade