2013 foi, de fato, um ano de reafirmação do futebol brasileiro. E isso deve ser creditado a um nome, o de Luiz Felipe Scolari, que assumiu a Seleção no final do ano passado e recuperou o time, então desacreditado de Mano Menezes.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela de jogos da Copa do Mundo de 2014

Porto Alegre receberá Argentina, Holanda e França na Copa de 2014

Os reflexos ao longo desta temporada puderam ser visto, primeiro em campo, mas também fora deles. Além de o Brasil faturar a Copa das Confederações goleando por 3 a 0 a atual campeã mundial, os comandados de Felipão subiram bastante o ranking da Fifa.

Em um comparativo com as três seleções do grupo A, o do Brasil na Copa do Mundo, a Seleção começou o ano atrás de duas no ranqueamento. Em janeiro, os brasileiros eram ocupavam a 18ª colocação, atrás de México (15º) e Croácia (10º). Camarões sempre ficou atrás, iniciando 2013 em 67º.

Continua depois da publicidade

Na verdade, a situação do Brasil chegou a ser pior. Em junho, a Seleção despencou para 22º. No mesmo mês que a Croácia saltou para quarto. O título da Copa das Confederações, porém, faz os brasileiros fecharem o ano na 10ª colocação, à frente dos croatas, atuais 16º, e dos mexicanos, que estão em 20º. Os camaroneses ocupam a 51ª posição.