É no novo Mané Garrincha que a bola vai rolar para valer, neste sábado, na estreia do Brasil na Copa das Confederações. Agora por uma competição, é o passo definitivo que Luiz Felipe Scolari espera dar para cumprir seu objetivo de aproximar a Seleção da torcida.

Continua depois da publicidade

Uma tarefa que não é simples após anos de afastamento, que vem aumentando desde a primeira era Felipão. Sem contar partidas por Copas do Mundo, o Brasil jogou apenas 34 jogos em casa neste século, enquanto que, no exterior, atuou 100 vezes mais: 134 partidas.

A chegada à Brasília, local do jogo contra o Japão, foi fria: poucos torcedores no aeroporto e hotel com restrições de acesso. Na quinta, treino fechado até para a imprensa e isolamento do público. A cidade não recebe a Seleção desde 4 de setembro de 2005 (vitória por 5 a 0 contra o Chile pelas Eliminatórias).

Nos amistosos, os quais teoricamente a CBF poderia ter autonomia para ficar mais em casa, o distanciamento é maior. Desde 2001, 69 partidas foram disputadas no exterior, contra só 14 no Brasil.

A entidade “terceiriza” os amistosos, organizados pela árabe International Sports Events (ISE), que por sua vez passa à inglesa Pitch Internacional a incumbência de definir os adversários e locais dos jogos.

Continua depois da publicidade

O duelo de sábado será o quarto seguido no Brasil da Seleção, algo que não acontece desde o fim de 1996 e começo de 1997. Nos anos 70 e 80, em épocas menos “comerciais”, os jogos no país eram uma rotina.

Agora, não há escolha. As próximas duas competições são no Brasil e Felipão cobra mais partidas em casa, apesar de não decidir sobre isso.

A preparação termina nesta sexta à tarde, com treino oficial da Fifa, no Mané Garrincha, de tarde. Sem torcedores. Reunida desde 28 de maio, a Seleção, que recebeu apoio nos jogos no Maracanã e na Arena do Grêmio, abriu suas portas para o público apenas na última quarta, em Goiânia.

A CBF tira o corpo fora ao ser questionada sobre a ausência de mais treinos abertos. Diz que isso é responsabilidade da segurança e do policiamento de cada cidade.

Continua depois da publicidade

ONDE JOGOU A SELEÇÃO NESTE SÉCULO?

Outros países da América do Sul: 48

Europa: 45 jogos

Brasil: 34

América do Norte:18

Ásia: 16

África: 9

América Central: 2

* Sem contar os jogos da Copa do Mundo

Nos ciclos entre mundiais:

2001 a 2002: 18 fora, 9 em casa

2002 a 2006: 44 fora, 11 em casa

2006 a 2010: 42 fora, 6 em casa

2010 a 2013: 30 fora, 9 em casa